Viver

Abril em Leiria mostra desenho de Bual e obras de 32 artistas

26 mar 2022 09:00

Exposição colectiva promove diálogo entre linguagens criativas

abril-em-leiria-mostra-desenho-de-bual-e-obras-de-32-artistas
Artur Bual inspira diálogo entre expressões artísticas
DR

Pintura, escultura, fotografia, desenho e poesia de 32 artistas, homens e mulheres presentes em paridade, compõem a colectiva Abril em Leiria.

Este é um conjunto composto por mais de quatro dezenas de obras, entre as quais desenhos originais de Artur Bual, pioneiro e mestre do gestualismo, na pintura portuguesa, falecido em 1999.

A exposição inaugura hoje, dia 26 de Março, na Galeria Municipal Manuel Artur dos Santos, no Mercado de Sant’Ana, em Leiria, às 15:30 horas.

Explicam, em nota, os curadores que as peças de arte patentes propõem “a possibilidade do diálogo entre diversas linguagens criativas, do equilíbrio da inquietação com o apaziguamento e a diversão”, tendo como “ponto de partida a importância da Arte na vida humana, como veículo de expressão e de reconhecimento”.

Organizada pela Câmara Municipal de Leiria e pelo Círculo Artístico e Cultural Artur Bual, a exposição conta com a curadoria de Abílio Febra e de José Alexandre de São Marcos.

Abril em Leiria ficará patente ao público até dia 25 de Abril.

Acerca do Círculo Artístico e Cultural Artur Bual
O Círculo Artístico e Cultural Artur Bual é uma associação sem fins lucrativos, aberta a "todas" as pessoas, de "todas" as idades, que queiram participar de alguma forma, numa iniciativa cultural na área das Artes Plásticas, da Literatura, da Música e visitas guiadas, contribuindo, através do ensino ou da aprendizagem, para a melhoria da condição humana.

Foi a partir de um grupo de amigos de Artur Bual que a entidade se fundou, “no respeito pela pessoa” de Artur Bual, artista sempre pronto na generosidade, em unir as artes e os amigos e a torná-los mais livres com a sua criatividade.