Economia

Abriram 18 novos supermercados no distrito durante o ano passado

26 abr 2019 00:00

O distrito tinha a funcionar, no ano passado, 144 espaços de retalho alimentar, contra os 126 de 2017. Para este aumento, em muito contribuiu o facto de a cadeia holandesa Spar ter entrado no mercado

abriram-18-novos-supermercados-no-distrito-durante-o-ano-passado-10196
Raquel de Sousa Silva

No ano passado, abriram no distrito de Leiria 18 novos espaços de retalho alimentar. A região foi, a par com Setúbal, a segunda com mais novos supermercados, depois de Lisboa, onde nasceram 51 lojas, de acordo com os dados constantes no Sales Index 2019, da Marktest Consulting.

O distrito tinha a funcionar, no ano passado, 144 espaços de retalho alimentar, contra os 126 de 2017. Para este aumento, em muito contribuiu o facto de a cadeia holandesa Spar ter entrado no mercado, depois da aquisição das lojas até então exploradas nos concelhos de Leiria, Pombal, Marinha Grande, Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós pela Parsuper sob a marca Ulmar.

Na altura, Francisco Portugal, administrador da Spar, explicou ao JORNAL DE LEIRIA que para a marca esta era uma região “muito importante”, onde ainda não estava presente. Em comunicado, a cadeia falava na aquisição como “uma oportunidade de negócio para ambas as partes, consubstanciada na necessidade de optimizar a exploração de estabelecimentos comerciais, com os respectivos ganhos de eficiência”.

No ano passado, a insígnia com mais lojas no distrito era o Minipreço (26, mais duas do que em 2017). Seguia-se o Intermarché, com 19, as mesmas do ano anterior, o Pingo Doce, com 18 (o mesmo número de 2017) e depois o Meu Super, com 16 (mais uma do que em 2017).

Além destas lojas de proximidade, o Grupo Sonae contava ainda com nove espaços Continente. Porto de Mós foi o concelho que recebeu o novo espaço da marca, com dois mil metros quadrados, que abriu em Dezembro e criou 68 postos de trabalho.

Segundo o Jornal de Notícias, só a Sonae, a Jerónimo Martins, o Lidl e os Mosqueteiros (Intermarché) investiram cerca de 350 milhões de euros em novas aberturas e remodelações

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ