Sociedade

Abriu hoje a Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de Leiria

15 mar 2021 20:02

Nova valência do CHL, sita no Hospital de Alcobaça, é a primeira do distrito de Leiria

abriu-hoje-a-unidade-de-internamento-de-cuidados-paliativos-do-centro-hospitalar-de-leiria
Criação da unidade custou 680 mil euros
Ricardo Graça/Arquivo

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) abriu hoje, dia 15 de Março, as portas da Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos (UICP) no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), para o acompanhamento dos doentes com necessidades paliativas mais complexas, num espaço físico independente, com uma equipa multidisciplinar a tempo inteiro.

“Esta é uma valência há muito ambicionada e necessária, vai cobrir toda a área de influência do CHL, que abrange cerca de 400 mil habitantes, e prevemos prestar estes cuidados especializados a cerca de 250 doentes por ano”, destaca Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL.

A nova UICP, que ocupa o antigo Serviço de Cirurgia Geral do HABLO, conta com 12 camas, distribuídas por 10 quartos, espaços de trabalho para os profissionais, sala de tratamentos, zona de limpos e sujos, refeitório e sala de convívio e de actividades.

A Unidade integra o Serviço de Cuidados Paliativos, que inclui uma Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP), a consulta externa e o hospital de dia.

A EIHSCP, constituída por profissionais com formação específica, garante uma prestação de cuidados de saúde de qualidade, promove a dignidade e alivia o sofrimento dos seus doentes, e apoia os seus familiares/cuidadores.

O projecto de criação da UICP no CHL teve um investimento de cerca de 680 mil euros, cofinanciado em 156.825 mil euros no âmbito do Programa Portugal 2020, e em 75 mil euros pela Câmara Municipal de Alcobaça.