Viver

Acrobatas de França, marionetas da Bulgária e humor gestual de Espanha, de hoje até sábado, no Acaso

6 out 2022 10:49

No quarto fim-de-semana de programação, o festival Acaso traz a Leiria três espectáculos internacionais, para diferentes públicos e para todas as idades

acrobatas-de-franca-marionetas-da-bulgaria-e-humor-gestual-de-espanha-de-hoje-ate-sabado-no-acaso
Spasmo Teatro, sábado, no Teatro Miguel Franco
Isa José Vicente

França, Bulgária e Espanha. Esta semana, o 27.º Acaso – Festival Internacional de Teatro traz a Leiria três produções internacionais.

Hoje, quinta-feira, 6 de Outubro, a companhia Surprise Effect, de França, apresenta-se no Mercado de Sant'Ana, pelas 21:30 horas, num momento de entrada livre (limitada à lotação do espaço) que mistura humor, acrobacia e breakdance.

Um espectáculo animado e cheio de energia”, anuncia a nota divulgada pela organização, “várias vezes premiado”.

Também no Mercado de Sant'Ana, mas amanhã, sexta-feira, 7 de Outubro, oportunidade para ver, depois das 14 horas, O Mundo das Marionetas de Teodor Borisov, em que o artista búlgaro, segundo O Nariz, entidade que organiza o festival, oferece “oito micro-dramaturgias, com marionetas de fio, esculpidas pelo próprio”.

No sábado, 8 de Outubro, a companhia Spasmo, de Espanha, que no ano passado também esteve presente no Acaso, leva à cena A Melhor Obra da História, um criação de Vicente Martín, Álvaro Sánchez, José G. Sánchez e Isaac Tapia, também responsáveis pela interpretação.

“O melhor humor gestual. Teatro visual, inteligente e absurdo”, lê-se na sinopse. “Um espetáculo comprometido com a educação e a cultura das crianças”.

Com A Melhor obra da História, sem palavras e com o humor como ferramenta para toda a família, a companhia Spasmo mostra algumas das obras de arte mais relevantes, autores, dados e curiosidades.

“Um espectáculo visual e futurista devido ao seu formato digital que nos lembra aplicativos móveis voltados para os mais pequenos. Combina artes performativas e plásticas com uma grande componente didática”, adianta a comunicação do festival.