Sociedade
Actividades no distrito sensibilizam para a pobreza e exclusão social
Exibição de documentários, criação de um e-book, tertúlias e recolha de alimentos são algumas das iniciativas a realizar, de 16 a 24, para assinalar Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
Exibição de documentários, criação de um e-book sobre a pobreza e a exclusão, teatro infantil, exposições, tertúlias e recolha de alimentos não perecíveis são algumas das iniciativas previstas no distrito para assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que se comemora esta terça-feira, dia 17.
Dinamizadas pela EAPN Portugal (Rede Europeia Anti-Pobreza), em parceria com entidades locais, as actividades irão decorrer, de 16 e 24 de Outubro, em sete concelhos do distrito: Alcobaça, Ansião, Caldas da Rainha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré e Peniche.
A nível nacional, são mais de 130 iniciativas, enquanto no distrito estão previstas perto de duas dezenas, abrangendo vários públicos. Segundo a organização, o objectivo é "mobilizar a sociedade portuguesa, sensibilizando-a para a compreensão dos fenómenos da pobreza e exclusão social enquanto violações de direitos humanos".
Entre as actividades previstas, está a criação de um e-book sobre a pobreza, envolvendo alunos do Agrupamento de Escolas de Ansião, concelho onde irá também decorrer, ao longo da semana, uma recolha de alimentos não perecíveis para a loja social Compras Felizes.
No concelho de Leiria, esta segunda-feira, as instalações da Amitei acolhem uma tertúlia subordinada ao tema "Pobreza (ontem, hoje e amanhã)". Esta instituição social dos Marrazes propõe-se também a criar uma canção (e respectivo vídeo) com base no fenómeno da exclusão social
Já no dia 17, haverá lugar à projecção do documentário “Desencontros”, da autoria de Pedro Neves, nas escolas secundárias do concelho de Leiria, assim como a apresentação vídeo "Poesia pela Erradicação da Pobreza", uma iniciativa realizada pela InPulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário.
Na Marinha Grande, está prevista uma actividade de flash mob nas diversas escolas, com leitura de textos alusivos e música, bem como uma recolha de brinquedos, livros e jogos para crianças, a serem distribuídos posteriormente.
O programa com todas as iniciativas a desenvolver pode ser consultado aqui.