Sociedade

[Actualização] Faleceu Arménio Vasconcelos, um homem do Direito que se dedicou às artes

24 mai 2023 11:52

Iniciou actividade profissional como advogado, mas a sua paixão pelas artes levou a outros caminho. Era natural de Castro d’Aire, mas estava radicado em Leiria.

actualizacao-faleceu-armenio-vasconcelos-um-homem-do-direito-que-se-dedicou-as-artes
Arménio Vasconcelos tinha 81 anos
Ricardo Graça

Nasceu em Casto d’ Aire, mas estava radicado em Leiria. Formou-se em Direito e como engenheiro técnico agrário, acabando, no entanto, por se dedicar às artes. Arménio Vasconcelos faleceu, esta terça-feira, dia 23, aos 81 anos, vítima de cancro.

Em comunicado, a Câmara de Leiria lamenta “profundamente” este desaparecimento, destacando o percurso “extraordinário” de Arménio Vasconcelos ligado às artes e a sua “intervenção cultural cívica em Portugal e o estrangeiro”. Foi também autor de várias obras literárias e exerceu cargos de direção em diversas instituições de índole social, cultural e recreativo, como a Academia de Letras e Artes Lusófonas, à qual presidia.

Arménio Vasconcelos era ainda membro honoris causa da Academia Brasileira de Belas Artes, grande oficial da Associação Brasileira de Desenho e membro do Conseil International des Musées da UNESCO. Tinha doutoramento em Museologia, fundou a Casa-Museu Maria da Fontinha, em Além do Rio, localidade do concelho de Castro d’Aire, e é autor de livros como Carlos Gomes, Pintor da Luz, dedicado ao artista brasileiro.

A sua intervenção cultura motivou várias distinções, não só em Portugal, mas também no Brasil, onde foi considerado cidadão honorário do Município do Rio de Janeiro e recebeu múltiplas condecorações da academia daquele país, nomeadamente a de Comendador Grande - Oficial da Ordem do Mérito das Belas Artes do Brasil.

Em Leiria, foi distinguido em 1993 com o galardão e diploma do Município, pelo “alto contributo” que deu aos valores históricos e culturais da região, particularmente à poesia, música e etnografia. Arménio Vasconcelos foi igualmente homenageado pela Ordem dos Advogados, pelo Exército Português, pelos Municípios de Vila Real, Figueiró dos Vinhos, Pinhel, tal como por inúmeras instituições de índole cultural.

“O Município de Leiria manifesta o seu profundo pesar perante a morte de Arménio dos Santos Vasconcelos e associa-se ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos”, pode ler-se na nota de pesar da câmara.

O velório será na Casa Mortuária de Leiria, junto ao cemitério da cidade, e começa pelas 18 horas, seguido de missa pelas 21 horas. 

Amanhã, dia 25, o corpo sairá pelas 9 horas para Além do Rio Gafanhã, em Castro d' Aire, onde haverá uma pequena cerimónia pelas 11:30 horas na capela da Quinta da Fontinha. 

 

[Notícia actualizada às 14:15 horas, com informação sobre as cerimónias fúnebres]