Sociedade

Afastar pesados da cidade é um dos “sonhos” de Alcobaça

2 out 2020 16:46

Politécnico de Leiria apresentou plano de mobilidade para o concelho

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Alcobaça quer promover mobilidade e reforçar capacidade de atracção
Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

Conferir um carácter mais pedonal à Rua de Leiria e à Rua de Olivença, e ligar a circular externa a Poente da cidade de Alcobaça (ligar a EN8 à rotunda do Merco, através de uma passagem a criar por cima da Encosta da Vestiaria) é, nas palavras do presidente Paulo Inácio, a proposta “mais arrojada” de todas as recomendações apresentadas pelo Politécnico de Leiria, no âmbito do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, estudo elaborado para a Câmara de Alcobaça, e que foi dado a conhecer sexta-feira, na Biblioteca Municipal, pelo próprio coordenador da pesquisa.

Em causa está um troço de 1,7 quilómetros, numa zona onde se apresentam “grandes desafios geográficos e hidrográficos”, reconheceu o professor. Ainda assim, frisou, a longo prazo a ideia “parece-nos viável para evitar atravessamentos da cidade pelos veículos pesados”.

Paulo Inácio salientou que também na Câmara há técnicos que consideram a intervenção inexequível, enquanto outros a consideram possível. A própria Infraestruturas de Portugal já lançou esse repto ao Município de Alcobaça, para que este avalie a hipótese, confidenciou o autarca, para quem seria “extraordinário” dar continuidade à EN8. “Acho que devemos sonhar. Mas não será uma coisa fácil de fazer”, realçou o presidente.

Tão importante quanto esta medida, para o seu concelho, será a electrificação da ferrovia, acrescentou Paulo Inácio. “Alcobaça tem de ser um espaço de atracção e de qualidade de vida, próximo de uma grande urbe europeia como é Lisboa”, defendeu o autarca.

O documento agora apresentado propôs ainda intervenções diversas em 66 travessias pedonais; criação de novas rotundas (por exemplo na zona dos actuais semáforos de Chiqueda); a criação de uma rede de ciclovias urbana e de um sistema de bike sharing; o reforço da segurança dos passeios pedonais por via do alargamento e remoção de obstruções; redução ou eliminação das barreiras arquitectónicas.

Na medida em que registou 2513 lugares de estacionament

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