Sociedade

Agroal hasteou, pela primeira vez, a Bandeira Azul

6 jul 2017 00:00

A Praia Fluvial do Agroal, no concelho de Ourém, recebeu, ontem, dia 5, pela primeira vez, o galardão Bandeira Azul, galardão que distingue as praias pela qualidade das suas águas, equipamentos e serviços disponibilizados.

Fotografias: CMO

Ontem, foi também içada a Bandeira Praia Acessível, Praia para Todos, nesta estância balnear interior, pelo segundo ano consecutivo, em sinal de reconhecimento da existência de condições de acessibilidade, segurança e conforto para todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

A cerimónia do içar das bandeiras foi realizada pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Fonseca e pelo presidente da União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, Rui Vital.

Além da qualidade da água e das acessibilidades, o Município de Ourém e a empresa municipal OurémViva asseguram ainda o funcionamento da Cafetaria do Agroal que durante toda a época balnear disponibiliza diversos tipos de comidas e bebidas, a limpeza diária e acompanhamento permanente dos sanitários e balneários, a manutenção da rede de escoamento de esgotos domésticos e estação elevatória existente.

Está também garantida a manutenção de todos os espaços verdes e zonas relvadas, a vigilância e socorro a banhistas pela presença de dois nadadores-salvadores em permanência sete dias por semana, das 9 às 19 horas, além de todos os equipamentos de socorro necessários.

Aos fins-de-semana e feriados, durante toda a época balnear, no horário das 9 às 19 horas, está também presente uma ambulância e respectiva equipa de bombeiros, enquanto a segurança de bens e pessoas é promovida pela GNR que efectua rondas ao local.

As forças de segurança pretendem causar um efeito dissuasor da criminalidade e de controlo do trânsito, e sempre que possível em coordenação com os nadadores-salvadores, na gestão de equipamentos de segurança e serviços, bem como na divulgação e promoção da informação e educação ambiental.