Sociedade

Agrupamento de Escolas Correia Mateus recebe aula de cibersegurança

5 nov 2022 09:08

Roadshow da Huawei pára em Leiria no dia 7 de Novembro

agrupamento-de-escolas-correia-mateus-recebe-aula-de-ciberseguranca
Projecto pretende educar jovens para os perigos do online
DR

O Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus, em Leiria, vai receber o uma aula sobre cibersegurança, no próximo dia 7 de Novembro.

Sob o lema Partilhar sem arriscar, a Huawei Portugal apresenta a sua edição de 2022 do SmartBus, um projecto educativo, desenvolvido para crianças e jovens entre os 10 e os 14 anos, refere uma nota de imprensa.

Esta sala de aula móvel pretende contribuir para o aumento da consciencialização sobre o bom uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) através das sessões didácticas ministradas no autocarro.

Recorrendo à partilha de dicas e conselhos para tirar o máximo partido dos vários dispositivos e plataformas, a Huawei acredita que se evitam riscos e perigos para os mais novos, refere ainda o comunicado.

As sessões, de carácter formativo e lúdico, são orientadas por professores especializados e têm uma duração de 50 minutos, contando com a participação dos jovens em actividades e jogos interactivos integrados nos dispositivos tecnológicos.

A aplicação Detective Privado, especificamente desenhada para este projecto, é possível ter acesso a noções básicas sobre o uso responsável das redes sociais em termos de privacidade e, ainda, aprender a detectar alguns dos perigos mais frequentemente presentes nestas plataformas, exemplifica a empresa.

Diogo Madeira da Silva, director de Public Affairs & Communication da Huawei Portugal, explica, citado na nota de imprensa, que “os jovens são hoje nativos digitais”, pelo que é preciso “procurar que adoptem comportamentos seguros online e contribuir para que façam uma utilização segura e consciente da tecnologia”.

Daí que, completa, “a educação seja uma das áreas em que realizamos maior investimento, considerando não só as iniciativas de consciencialização dos alunos, mas também de toda a comunidade que envolve o ensino como os professores ou encarregados de educação”.