Sociedade

Albino Januário prepara lista de independentes

10 mar 2017 00:00

Vice-presidente da Câmara de Porto de Mós.

albino-januario-prepara-lista-de-independentes-6071
Maria Anabela Silva

Preterido pela concelhia do PS, que escolheu o vereador Rui Marto para liderar a candidatura à Câmara, o actual vice-presidente do município de Porto de Mós, Albino Januário, está a preparar a sua entrada na corrida com uma lista de independentes.

A informação é confirmada pelo próprio ao JORNAL DE LEIRIA, revelando que se encontra a “reunir forças” com vista a uma candidatura. Ao que apurámos, já estará mesmo a convidar pessoas para a integrar a lista.

“Têm-me chegado muitos apoios e manifestações de solidariedade. Estou a ponderar essa hipótese por ter consciência de que contribuí bastante para que um certo número de situações fossem obtidas pelo município ao longo deste 12 anos. Tenho a convicção de que posso continuar e consolidar esse trabalho”, diz Albino Januário, que cumpre o seu terceiro mandato como vice-presidente, eleito como independente nas listas do PS, depois de mais de 20 anos de militância no PSD.

Sobre os motivos que o levam a ponderar avançar com uma candidatura, Albino Januário aponta o “gostar demais de Porto de Mós” e o facto de “ainda” se julgar “com forças para continuar a ajudar” o concelho.

“Há dois anos que não aufiro qualquer vencimento da Câmara [optou por receber a reforma]. Não tenho qualquer outro interesse que não seja o de trabalhar em prol da minha terra”, acrescenta.

A confirmar-se esta candidatura, Porto de Mós viverá uma situação semelhante àquela que, em 2005, culminou com a eleição de João Salgueiro e com a conquista da Câmara pelos socialistas.

Depois de vários anos como vereador e vice-presidente da autarquia, o então social-democrata foi excluído da lista do PSD, encabeçada por José Ferreira, e acabou a liderar a candidatura do PS, que já tinha anunciado um primeiro cabeça-de-lista, Vítor Louro.

A jogada revelou-se acertada, com os socialistas a conseguirem chegar ao poder num concelho tradicionalmente social-democrata. Jorge Vala, que na época presidia à concelhia do PSD e que tinha pedido a José Ferreira uma renovação da lista, é agora candidato pelos sociais-democratas.