Viver

Alcobaça associa-se às comemorações europeias do "Bom Dia Cerâmica"

20 mai 2023 12:43

Fim-de-semana com várias iniciativas a decorrer nos museus

alcobaca-associa-se-as-comemoracoes-europeias-do-bom-dia-ceramica
Museus municipais acolhem várias propostas durante o fim-de-semana
DR

O Município de Alcobaça volta a participar na iniciativa europeia Bom Dia Cerâmica, que assinala o Dia Europeu da Cerâmica, uma das principais iniciativas de marca das cidades cerâmicas a nível europeu, que envolve cerca de 200 cidades por toda a Europa.

No caso de Alcobaça, o envolvimento da autarquia vem acontecendo desde 2017.

Em nota de imprensa, a câmara explica que a realização da jornada Bom Dia Cerâmica decorre este fim-de-semana em toda a Europa Cerâmica.

Também por cá, "o conjunto das 26 cidades e vilas portuguesas que compõem a AptCVC (Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas) organizam as mais variadas actividades para reforçar a presença e imagem da cerâmica no nosso País".

Quanto a Alcobaça, tem previstas diferentes propostas, para hoje e amanhã, nos museus municipais.

Hoje, pelas 15 horas, decorre a inauguração de Teresa e os Pintores da Loiça Artística de Alcobaça. Exposição temporária no Museu do Vinho de Alcobaça. "Mostra sustentada por setenta e cinco peças de quinze exímios pintores da antiga Fábrica Raul da Bernarda, produzidas num dos períodos áureos da sua produção, a década de 40 (séc. XX)", informa a câmara.

A exposição tem lugar na Adega dos Balseiros, destina-se ao público em geral e tem entrada livre.

De amanhã até 2 de Julho, de terça-feira a domingo, das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas, há Pintura ao Vivo, também neste museu. "Demonstração de pintura ao vivo dos antigos pintores da Fábrica Raul da Bernarda (década de 70, séc. XX): João Xavier, Fernando Lisboa, João Quitéria, José Lourenço, Vítor Lourenço, Fernando Jacomo, Júlio Semião", refere o município.

A iniciativa também decorre na Adega dos Balseiros, destina-se ao público em geral e tem entrada livre.

Amanhã, pelas 10 horas, há Objecto Escolha#2: Angus Suttie.  Escultura cerâmica na Instalação Museológica Museu Raul da Bernarda. "Este objecto escolha é dedicado a Angus Suttie (26/11/1946 – 17/6/1993), ceramista britânico, que foi uma das mais importantes referências da cerâmica contemporânea a nível mundial", salienta a autarquia.

Iniciativa destinada ao público em geral, de entrada livre, para ver até 17 de Setembro, de quarta a domingo, das 10 às 12:30 horas e das 14 às 17:30 horas.