Sociedade

Alcobaça avança em Setembro com pós-graduação em Património Alimentar

6 jul 2022 15:06

Curso será desenvolvido no Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça

alcobaca-avanca-em-setembro-com-pos-graduacao-em-patrimonio-alimentar
.
DR

Alcobaça irá contar, a partir de Setembro, com o curso de pós-graduação em Património Alimentar e Desenvolvimento do Território, lecionado no Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra localizado no concelho.

O curso integra o Programa de Recuperação e Resiliência - Impulso Adultos – Living the Future Academy, consórcio liderado pela Universidade de Coimbra, envolvendo parceiros locais e regionais, "o que lhe confere uma forte ancoragem territorial", realça a Câmara de Alcobaça em nota de imprensa.

Esta oferta formativa, prossegue o município, "materializa o reforçado investimento e empenho da Universidade de Coimbra na dinamização do Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça e visa fortalecer a estratégia global colaborativa para o desenvolvimento e competitividade do território".

"A aproximação entre Alcobaça e Universidade de Coimbra é estratégica para ambas as partes, com à criação de um Centro de Investigação e Experimentação Agrícola, Gastronómica e Tecnológica. É um sonho que partilho com todos os alcobacenses e julgo ser um projecto que merece o envolvimento de todos nós. Não tenho a menor dúvida de que o desenvolvimento económico e social do concelho de Alcobaça requer a materialização deste centro do qual sairão quadros formados e preparados para impulsionar alguns dos sectores mais estratégicos e tradicionais do nosso concelho", afirma Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara de Alcobaça.

Já a vice-reitora da Universidade de Coimbra, Cristina Albuquerque, destaca que "nesta primeira edição da formação, os estudantes serão beneficiados de um desconto como forma de incentivo. Consideramos que esta formação é estratégica não só para Alcobaça, mas para todo o País, dada a nossa vasta tradição gastronómica que neste concelho tem uma forte expressão".