Viver

Alcobaça é Ceuta e Lisboa em filme sobre a vida do herói de Aljubarrota

22 out 2023 17:16

A Vida de Nuno Álvares Pereira, com Gonçalo Waddington, é uma encomenda do Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA) e mobilizou localmente 150 figurantes

alcobaca-e-ceuta-e-lisboa-em-filme-sobre-a-vida-do-heroi-de-aljubarrota
Gravações no Castelo de Alcobaça
Ricardo Graça

Luzes, câmaras e acção no Castelo de Alcobaça, transformado em cenário de cinema para a conquista de Ceuta pelo exército português. A fechar a primeira semana de gravações do filme A Vida de Nuno Álvares Pereira, o actor Gonçalo Waddington (no papel do Santo Condestável) carrega a espada contra o inimigo, uma e outra vez, antes de se escutar o derradeiro “corte”, pela voz do assistente de realização.

A Vida de Nuno Álvares Pereira, filme sobre o herói da batalha de Aljubarrota, é uma média metragem dirigida por Johan Schelfhout. As gravações começaram na segunda-feira, 9 de Outubro, em Alcobaça, e prolongaram-se até sexta-feira, dia 13, com o contributo de 85 pessoas, além de 150 figurantes.

Nos primeiros quatro dias, no Mosteiro de Alcobaça, o realizador belga recriou a corte de D. João I e o ambiente de Lisboa medieval, incluindo um mercado de rua, e reconstituiu momentos do quotidiano no Convento do Carmo em Lisboa, que Nuno Álvares Pereira mandou construir e para onde se retirou em 1423. “O Mosteiro e as suas características arquitectónicas”, segundo Rita Simão, justificam a escolha de Alcobaça para a rodagem do projecto. “É um dos poucos edifícios ainda fiel”, explica a produtora executiva. “Embora não seja arquitectura medieval”, permite “filmar lá dentro e no exterior” e colocar o público “em contacto com a época”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ