Sociedade
Alcobaça e Pombal elevaram Felicidade e Bem-Estar à categoria de pelouro
Municípios têm cada vez mais consciência da importância de proporcionar qualidade de vida nos seus territórios. No âmbito do Dia Internacional da Felicidade, fomos conhecer autarquias que instituíram áreas específicas para promover este sentimento de realização e de equilíbrio físico e psíquico

Comemorado em todo o mundo a 20 de Março, o Dia Internacional da Felicidade foi instituído pela Organização das Nações Unidas, em 2012, e tem como fim fazer com que o público perceba a importância da felicidade no quotidiano.
No distrito de Leiria, as autarquias de Alcobaça e de Pombal estão tão seguras da importância de gerar qualidade de vida e felicidade nos munícipes e colaboradores, que criaram mesmo divisões e pelouros específicos com essa incumbência.
Em Pombal, o Pelouro da Felicidade e Bem-estar ficou a cargo do presidente da câmara, quando Pedro Pimpão assumiu o cargo, em 2021. “Quisemos dar um sinal à comunidade de que era uma temática que nos preocupava”, recorda.
Para desenvolver o trabalho, foi criada no seio da autarquia uma equipa multidisciplinar cujo foco é, por um lado, os mais de 800 funcionários e, por outro, os restantes pombalenses. O trabalho, que Pimpão considera ter sido “construtivo e recompensador”, haveria de resultar, em 2023, após uma reestruturação interna, na criação do Gabinete de Desenvolvimento Sustentável e Felicidade, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Pombal 2030, que bebe inspiração na estratégia de Desenvolvimento Sustentável da ONU 2030.
Esta equipa é responsável por iniciativas como os grupos de apoio à Parentalidade e à Vizinhança, que visam dar respostas a lacunas específicas da comunidade, nestas e noutras áreas, como trabalho, cultura, desporto e intervenção. Além disso, apontados aos munícipes, há seminários para partilhar experiências, anualmente, com representantes de associações e instituições como o Instituto Politécnico de Leiria (Healthy Campus) ou da ULS de Leiria, que conta também com um departamento da Felicidade no hospital de Leiria.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.