Sociedade

Alcobaça envia mais de 25 mil livros para Moçambique

27 fev 2016 00:00

Os livros serão entregues à 25.701 livros à Biblioteca da Missão de S. José de Lhanguene de Maputo, em Moçambique.

alcobaca-envia-mais-de-25-mil-livros-para-mocambique-3186

O desafio foi lançado pela Câmara de Alcobaça durante a última edição do Festival Books & Movies, que decorreu em Junho do ano passado. A população respondeu generosamente, com a entrega de mais de 25.701 livros, que, em breve, serão enviados para Moçambique. O destino será a Biblioteca da Missão de S. José de Lhanguene de Maputo.

Em comunicado, a autarquia revela que, durante os sete meses de campanha, foram angariado 19.842 manuais escolares, 1.167 livros de literatura infantil e 4.647 exemplares de literatura geral.

A vereadora da Cultura e Acção Social, Inês Silva, considera que “os números são impressionantes e atestam a generosidade e boa vontade dos alcobacenses em colaborarem com estasiniciativas que procuram ajudar quem mais precisa”.

A autarca realça ainda o facto de Festival Books & Movies “não se resumir à sua dimensão de entretenimento e divulgação cultural”. “Existe toda uma dimensão social que pretende fazer chegar a cultura a todos os quadrantes da sociedade e esta iniciativa é um reflexo dessa dimensão”, acrescenta a Inês Silva.

A próxima edição do Festival Books & Movies decorrerá de 10 a 16 de Outubro deste ano. Será a terceira vez que se realizará este evento, que procura “promover, divulgar e premiar a arte literária e a arte-vídeo, trazendo a Alcobaça escritores e artistas profissionais que, num clima de diálogo, de tolerância e de abertura, se juntam ao seu público para conversar sobre livros e filmes.