Viver

Alcobaça recria mercado do século XIX no próximo fim-de-semana

17 mai 2022 17:00

Danças, cantares e jogos tradicionais vão animar envolvente do Mosteiro

alcobaca-recria-mercado-do-seculo-xix-no-proximo-fim-de-semana
.
DR

A zona envolvente ao Mosteiro de Alcobaça vai ser o palco da recriação do mercado do século XIX, evento que terá lugar no próximo fim-de-semana, dias 21 e 22 de Maio.

Com esta iniciativa, "Alcobaça tem a oportunidade de assistir a recriações de vivências passadas, danças, cantares e bailes de outros tempos, jogos tradicionais, idas à fonte e desfiles de noivos", adianta a autarquia.

"Elementos dos ranchos de Alcobaça, vestidos a rigor, recriarão o ambiente do mercado do século XIX, que tinha lugar junto ao Mosteiro. Nessa época, os agricultores e os artesãos, das diversas freguesias do concelho vinham à vila regularmente vender produtos como pão, fruta, hortaliças, enchidos, azeite, vinho, mel, entre outros", contextualiza o município.

"Este é um dos eventos mais característicos da programação cultural municipal, que desperta sempre muita curiosidade junto dos nossos locais e visitantes. Uma verdadeira viagem às memórias dos nossos antepassados que recordam com saudade as cores, o movimento e a vida intensa que se testemunhava na  envolvente do Mosteiro de Alcobaça. Reavivar esta memória é o principal objectivo da iniciativa Palco no Rossio", reforça o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.

O evento irá decorrer na Praça 25 de Abril, no sábado, das 15 às 20:30 horas, e domingo, das 14 às 20:30 horas.