Viver

Aldeias de Leiria, Pombal, Ansião e Porto de Mós recebem arruadas com artistas da SAMP

18 abr 2023 15:00

O projecto Palco em Casa vai levar música e arte às ruas de algumas das mais pequenas povoações do distrito de Leiria, até 10 de Maio

aldeias-de-leiria-pombal-ansiao-e-porto-de-mos-recebem-arruadas-com-artistas-da-samp
A primeira fase do Palco em Casa incluiu concertos de bolso para a terceira idade
SAMP

Memória, Silveirinha Pequena, Pousadas Vedras, Vale de Vide, Mata de Cima, Chainça, São Bento e Pia Carneira são as aldeias do distrito de Leiria por onde vão circular as arruadas do projecto Palco em Casa.

Nesta quarta-feira, 19 de Abril, decorrem as duas primeiras: às 10 horas no Furadouro (Condeixa, distrito de Coimbra) e depois das 14:30 na Memória, concelho de Leiria.

Até 10 de Maio, todas as quartas-feira serão realizados encontros de música e arte nas ruas das comunidades abrangidas pelo projecto da SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos.

Na primeira fase do Palco em Casa, os artistas da SAMP proporcionaram concertos de bolso e pequenos espectáculos de teatro em habitações de pessoas de terceira idade que vivem em territórios isolados.

O programa das arruadas é o seguinte: Furadouro (Condeixa, 19 de Abril), Memória (Leiria, 19 de Abril), Silveirinha Pequena (Pombal, 26 de Abril), Pousadas Vedras (Pombal, 26 de Abril), Vale de Vide (Ansião, 3 de Maio), Mata de Cima (Ansião, 3 de Maio), São Bento e Pia Carneira (Porto de Mós, 10 de Maio) e Chainça (Leiria, 10 de Maio).

O projecto Palco em Casa pretende proporcionar oferta cultural a quem não tem acesso, seja por razões económicas, sociais ou geográficas, bem como potenciar a qualidade de vida dos mais velhos. Procura, também, incentivar uma mudança de atitude e tornar a comunidade mais justa e atenta ao outro, através da integração social, num ambiente familiar, com a manutenção da identidade social e significado de vida, em casa.

No Palco em Casa, a SAMP conta com o financiamento do POISE, através da Iniciativa Portugal Inovação Social, bem como com os investidores sociais Critical Software, Câmara Municipal de Leiria, Câmara Municipal de Pombal, Câmara Municipal de Ansião e Câmara Municipal de Porto de Mós, e, ainda, com o apoio da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.