Sociedade

Alqueidão da Serra “dá voz à idade” com fotografias de idosos nas ruas

6 ago 2022 12:14

Exposição mostra rugas de 67 habitantes da freguesia, no concelho de Porto de Mós

Para o projecto, foram fotografadas 67 pessoas com mais de 85 anos
Para o projecto, foram fotografadas 67 pessoas com mais de 85 anos
Lucinda Marques, uma das participantes, considera o projecto “uma maravilha”
Lucinda Marques, uma das participantes, considera o projecto “uma maravilha”
Maria Anabela Silva

Quem, por estes dias, for a Alqueidão da Serra, no concelho de Porto de Mós, será recebido pelos sorrisos de Lucinda, António, Benvida, Inês, Maria Ascensão, Maria Amália, José...

Ao todo, são 67 rostos de idosos da freguesia, que se encontram, desde sábado, expostos em 20 painéis espalhados pelas ruas da aldeia, num projecto da associação Alecrim e Salva que pretende ser “um alerta para a importância de valorizar os mais velhos”.

Lucinda da Conceição Marques, de 87 anos, é um dos rostos da iniciativa “Dar voz à idade”. A sua fotografia encontra-se exposta na parede da antiga adega da casa de família, onde criou seis filhos que já lhe deram 12 netos e seis bisnetos.

“São a minha alegria”, afiança a idosa, enquanto vai observando o trabalho da equipa responsável pela montagem da exposição.

De parafusadora em punho, António Santos dá as orientações. “Sobe mais um pouco”, diz para um dos ajudantes, explicando depois que houve uma preparação prévia, que implicou a caiação das paredes seleccionadas e a marcação para a colocação dos painéis. “Deu trabalho, mas ficou bonito”, atesta Lucinda da Conceição, confessando que anuiu de imediato ao convite da associação para participar no projecto.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ