Sociedade

Alteração de carreira reduz tempo de viagem a alunos do norte de Ourém

12 jan 2023 15:34

Alteração ao circuito era reclamada há anos. Foi agora concretizada após nova contestação dos pais, na sequência de negociações entre a Câmara, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a Rodoviária do Tejo/Lis

alteracao-de-carreira-reduz-tempo-de-viagem-a-alunos-do-norte-de-ourem
Demora da viagem entre o Norte e a sede de concelho de Ourém arrasta-se há anos
Ricardo Graça

Quando, no final de Novembro, o JORNAL DE LEIRIA fazia eco da contestação aos horários dos transportes escolares em Ourém, o presidente da câmara dava conta da existência de uma luz ao fundo do túnel para resolver um problema que se arrasta “há mais de 30 anos”. A solução chegou agora com o desdobramento dos percursos da carreira que faz a ligação Cacinheira-Ourém (via Urqueira) e que vai reduzir os tempos de viagem dos alunos.

O percurso entre a zona norte e a sede do concelho passará, a partir de segunda-feira, dia 16, a ser desdobrado em dois, com a introdução de um segundo autocarro, que servirá as localidades de Pederneira, Vale de Antas, Amieira de Cima, Amieira de Baixo, Mata de Urqueira e Urqueira.

Com o novo horário, o circuito mais a norte passa a iniciar-se às 7:15 horas, na localidade de Cacinheira, quando antes era às 6:55 horas. Os alunos de Casais dos Bernardos, por exemplo, passam a ter autocarro às 7:28 horas (até agora, era às 7:05 horas). Ao final da tarde, há também alguma melhoria, com uma redução de cerca de 15 minutos nos tempos de viagem.

“Vai ser implementado um desdobramento dos percursos da carreira n.º 947 que faz a ligação Cacinheira-Ourém (via Urqueira), diminuindo o tempo de deslocação dos alunos que usufruem deste serviço para aceder aos estabelecimentos de ensino concelhios”, adianta um comunicado da câmara.

Nessa nota, autarquia sublinha que as alterações agora introduzidas resultam dos “esforços desenvolvidos pelo Município de Ourém, Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e Rodoviária do Tejo/Lis”.

O desdobramento do circuito era uma das reivindicações dos pais ouvidos pelo JORNAL DE LEIRIA no artigo publicado no final de Novembro.