Sociedade

Altice compromete-se a estender fibra a 93% de Porto de Mós

15 jul 2020 10:06

Após negociações com a Câmara, operadora aceitou antecipar Plano de Investimento até ao final de 2021

altice-compromete-se-a-estender-fibra-a-93percent-de-porto-de-mos
Investimento da Altice para a fibra foi antecipado de 2025, para 2021
Jacinto Silva Duro
Jacinto Silva Duro

Após a recente contestação popular à falta de cobertura de dados móveis, internet e comunicações no concelho de Porto de Mós, situação que foi aferida pela ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações, que calcula que cerca de metade do município não tem ou tem más comunicações, a autarquia conseguiu negociar a antecipação dos investimentos da Altice até ao final de 2021.

Isto significa que, nos próximos 18 meses, a operadora se compromete a alargar a cobertura de fibra óptica a 93% do território. 

Reforço das comunicações móveis em São Bento vai ser estudado (Foto: Jacinto Silva Duro)
Situação de São Bento vai ser estudada
Foi a freguesia que colocou o dedo na ferida, quando, durante o confinamento provocado pela pandemia da Covid-19, mais de uma centena de alunos ficou para trás, sem acesso ao ensino à distância, devido à ausência de internet ou cobertura de telemóvel. O Município teve mesmo de meter mão a uma solução que se julgava ultrapassada e anacrónica: fotocopiar e distribuir, diariamente as aulas, para tentar ajudar os jovens. “Quanto a São Bento, a Altice ficou de estudar a situação, para ver se será possível reforçar a torre que existe”, explica Vala, adiantando que, devido ao estatuto de “baixa densidade populacional” daquela freguesia, caberá a um dos operadores que ganhar o leilão do 5G, resolver definitivamente a situação das telecomunicações móveis, como contrapartida. “Neste momento, com a Altice, tentou-se fazer um ‘espalhamento’ do investimento na fibra no concelho.”

“O plano de investimento da Altice tinha como horizonte 2025, mas foi antecipado”, revela Jorge Vala, presidente da autarquia, que, hoje, dia 15, assin

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ