Viver

Alunas de Caldas da Rainha fazem residência artística no Museu de Leiria

21 fev 2020 11:26

Residência Artística “Plasticidades” resulta da parceria entre o Museu de Leiria/ CM-Leiria, a Associação Casa das Artes da Reixida e a ESAD.CR.

alunas-de-caldas-da-rainha-fazem-residencia-artistica-no-museu-de-leiria
Exposição patente até Dezembro de 2020
Ricardo Graça

Cinco alunas, dos 2.º e 3.º anos da licenciatura de Artes Plásticas, da Escola Superior de Artes e Design, de Caldas da Rainha (ESAD.CR), vão desenvolver, durante seis dias, uma reflexão para a elaboração de uma obra, individual ou colectiva, em torno da exposição Plasticidade – Uma História dos Plásticos em Portugal, patente no Museu de Leiria, até Dezembro de 2020.

A exposição apresenta uma relação evolutiva do plástico na nossa sociedade, desde o brinquedo, ao objecto decorativo, objecto funcional, e obra de arte. Os artigos em exposição são empréstimos com origens diferentes: pessoais, de empresas produtoras de plástico, empréstimos de Museus, etc. As histórias por trás de cada um são também elementos para reflexão, inspiração e eventual diálogo com a prática que cada aluno já possui. A residência prevê visitas ao Museu regulares, estada e espaço de oficina na Associação Casa das Artes da Reixida e, posteriormente, desenvolvimento das obras nas oficinas da ESAD.CR.

Da Residência resultará uma exposição patente no Museu de Leiria, com inauguração a 18 de Maio