Sociedade

Alunos da Domingos Sequeira reclamam contra abate de árvores, autarquia responde que é reabilitação paisagística

15 fev 2023 16:30

Acção no parque da encosta do castelo inclui a substituição de 25 árvores

O antes e depois dos trabalhos
O antes e depois dos trabalhos
DR
O antes e depois dos trabalhos
O antes e depois dos trabalhos
DR
O antes e depois dos trabalhos
O antes e depois dos trabalhos
DR
O antes e depois dos trabalhos
O antes e depois dos trabalhos
DR

Na semana passada, vários alunos da Escola Secundária Domingos Sequeira, de Leiria, constataram que o pequeno bosque fronteiriço à entrada do estabelecimento de ensino iria ser cortado, para se criar uma infra-estrutura.

Foi pedido aos professores que intercedessem, mas já nada havia a fazer. As árvores, várias com décadas de vida, já estavam no chão.

Questionado sobre o sucedido, o vereador das Obras Municipais – Cidade, Ricardo Gomes, explica que a operação já havia sido divulgada no início do ano e que faz parte dos trabalhos de reabilitação paisagística do parque da encosta do castelo, que inclui a substituição, em curso, das 25 árvores que existiam. 

"A maioria considerada espécie invasora", refere o vereador, adiantando que, no local, serão plantados 80 freixos e salgueiros e 500 arbustos.

Bosque abatido na sequência dos trabalhos
Aspecto da área antes do derrube das árvores

 

"Durante os trabalhos de arqueologia, foi detectada uma grande proliferação das espécies ali existentes, que danificam as ruínas e as construções arqueológicas da zona, além de prejudicarem também a flora autóctone, e daí a necessidade de retirar este arvoredo de rápida propagação", adianta Ricardo Gomes.

O vereador faz notar que a plantação inclui espécies autóctones. Além dos exemplares de freixo e salgueiro, está prevista a colocação de 100 aroeiras, 100 marmeleiros, 100 abrunheiros-bravos e 200 pilriteiros.

"Esta medida tem como fim a protecção do ambiente natural junto ao castelo, área considerada de elevada preponderância, dada a sua localização em cenário citadino e o seu valor patrimonial e histórico", sublinha o autarca.

Junto à escola, está prevista a construção de um anfiteatro, zona que será de estadia junto ao largo e à escola. Na base desta bancada, além do caminho que se desenvolve até à Avenida 25 de Abril, será criada uma plataforma relvada, para utilização como zona de lazer.