Sociedade
Alunos da Escola Raul Proença marcaram presença nas Olimpíadas Mundiais da Robótica
A competição reuniu 1059 equipas de cerca de 85 países, destacando-se como um evento importante para a robótica educativa
Os alunos do Clube de Programação e Robótica do Agrupamento de Escolas Raul Proença, das Caldas da Rainha, participaram nas Olimpíadas Mundiais da Robótica (WRO 2024), que decorreram de 26 de Novembro a 1 de Dezembro, em Izmir, na Turquia. A equipa representou Portugal na categoria Robot Mission – Júnior, competindo entre os melhores do mundo.
A World Robot Olympiad (WRO) é uma competição internacional de robótica que visa inspirar jovens de todo o mundo a explorar e desenvolver competências em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), explica Luís Fernandes, o professor que acompanhou os estudantes.
"Apesar da forte concorrência, a equipa de Caldas da Rainha alcançou um meritório 69.º lugar na sua categoria. Este resultado é particularmente significativo, considerando que foi a primeira experiência da equipa numa competição internacional", salienta o docente, ao referir que a participação contribuiu "para momentos de aprendizagem e troca de conhecimentos".
A competição reuniu 1059 equipas de cerca de 85 países, destacando-se como um evento importante para a robótica educativa.
A prova Robot Mission, onde participaram 400 equipas, das quais 114 no escalão Júnior, consiste em "desafiar as equipas a projectarem e programarem robôs totalmente autónomos para resolverem desafios num tapete de competição".
"As missões são renovadas anualmente e incluem tarefas como mover objectos, superar obstáculos e resolver problemas que simulam situações reais. Durante a competição, uma "regra surpresa" é introduzida para testar a criatividade e a capacidade de pensamento rápido das equipas. Este formato promove o desenvolvimento de competências em programação, engenharia, pensamento computacional, trabalho em equipa e resolução de problemas", adianta Luís Fernandes.
Criada em 2004, a WRO promove a resolução criativa de problemas através de desafios em diferentes categorias, como Robot Mission, Future Innovators e Robot Sports. "Mais do que uma competição, o evento é um ponto de encontro multicultural onde estudantes colaboram, aprendem e partilham experiências enriquecedoras, preparando-se para desafios futuros."
Este projecto contou "com o apoio fundamental das empresas INM - Innovation Makers e Evoparts, assim como do Município das Caldas da Rainha, patrocínios que tornaram "possível a participação neste prestigiado evento internacional, sem o qual a presença da equipa não teria sido viável".
O Agrupamento de Escolas Raul Proença continua a apostar na formação dos seus alunos em áreas tecnológicas e inovadoras, reforçando o compromisso com o desenvolvimento de competências do futuro.