Sociedade

Alunos de Porto de Mós e Óbidos vão ser astronautas

3 set 2022 12:12

Estudantes portugueses vão voar em gravidade zero

alunos-de-porto-de-mos-e-obidos-vao-ser-astronautas
Iniciativa pretende simular o processo de selecção de astronautas
Portugal Space

Dois alunos do Instituto Educativo do Juncal, no concelho de Porto de Mós, e da Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos vão participar num voo parabólico que a Agência Espacial Portuguesa promove no âmbito da iniciativa Zero-G Portugal - Astronauta por um Dia, no próximo dia 16, na  Base Aérea n.º11, em Beja.

Esta iniciativa pretende simular o processo de selecção de astronautas e levar 30 estudantes portugueses a voar em gravidade zero, experimentando a sensação de ausência de peso que os astronautas têm no espaço.

Lançada em Março e dirigida a todas as escolas dos 18 distritos do continente e das regiões autónomas, a iniciativa Zero-G Portugal – Astronauta por Um Dia recebeu cerca de 500 candidaturas, das quais foram seleccionados 30 estudantes dos ensinos básico e secundário, entre os 14 e 18 anos, para realizar o voo parabólico.

Esta selecção foi feita após um processo composto por quatro fases eliminatórias, que incluíram, entre outros, provas físicas e exames médicos.

A iniciativa Zero-G Portugal – Astronauta por Um Dia pretende aproximar os mais jovens das áreas de conhecimento ligadas ao Espaço, abrindo caminho para a sua formação futura e carreira, não só no espaço, mas em todos domínios da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) adjacentes ao sector espacial.

A Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia conta com o apoio da Ciência Viva e da Força Aérea Portuguesa, e a colaboração da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, da Câmara Municipal de Beja, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e da associação Mentes Empreendedoras. Foi também atribuída a este projecto o selo da Temporada Cruzada Portugal-França 2022.

Na noite anterior, pelas 20:30 horas, terá lugar uma palestra com o astronauta Matthias Maurer, último europeu a regressar da ISS. A conferência terá lugar no Centro UNESCO.