Sociedade

Alunos que estudem fora do concelho perdem apoio para transporte

17 ago 2016 00:00

Câmara de Leiria quer “fixar” estudantes no município.

alunos-que-estudem-fora-do-concelho-perdem-apoio-para-transporte-4803
Maria Anabela Silva

Os alunos do concelho de Leiria que estudem nos municípios vizinhos vão deixar de beneficiar de transporte escolar pago pela câmara. A aplicação da medida será feita de forma “faseada”, sendo que, no lectivo de 2016-2017, já não terão direito a esse apoio os alunos em início de ciclo (5.º, 7.º e 10.º anos). Em relação aos restantes, a autarquia manterá o benefício “até terminarem o ciclo”, garantiu a vereadora da Educação, Anabela Graça, durante a última reunião de executivo, realizada na terça-feira.

Na ocasião, a autarca explicou que, com esta alteração, a câmara pretende “dar um sinal de que quer fixar os alunos” residentes no município nas escolas do concelho. Os vereadores do PSD criticaram a medida. “Temos de ser abertos à escolha das famílias. Esta não é a melhor opção”, afirmou Álvaro Madureira, frisando que, em certas situações, pode ser “mais oneroso” para a câmara pagar o transporte para os alunos se deslocarem para escolas do concelho do que para o município vizinho.

Em resposta, Anabela Graça sublinhou que, por Lei, “a Câmara não tem a obrigação de pagar transportes para fora do concelho”, mesmo quando se tratam de situações em que a escola mais próxima fica no município vizinho.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.