Sociedade

Alunos sinalizam abusos de estacionamento com balões e autocolantes

31 out 2015 00:00

Acção foi uma das vencedoras do Orçamento Participativo de 2013 e esteve suspensa até ao término das obras de regeneração urbana

alunos-sinalizam-abusos-de-estacionamento-com-baloes-e-autocolantes-2371

Alunos de três escolas das Caldas da Rainha entregaram, na semana passada, balões e autocolantes aos condutores que estacionavam os carros em locais proibidos, em cima dos passeios, passadeiras, espaços reservados a deficientes, cargas e descargas, cruzamentos, em frente aos contentores do lixo, entradas de garagens ou zonas que dificultassem a mobilidade dos peões.

A acção foi noticiada pelo site Green Savers, que cita o Jornal das Caldas. A campanha de sensibilização para o estacionamento indevido e comportamentos rodoviários abusivos decorreu em vários pontos da cidade durante dois dias e foi uma das vencedoras do Orçamento Participativo de 2013.

“Esta é apenas uma sessão de sensibilização sem coimas, para incutir nas pessoas o dever cívico”, alertou uma das responsáveis da campanha, Maria Júlia, presidente do Conselho da Cidade, que refere que se verifica um “elevado incumprimento” das pessoas em relação ao estacionamento, dificultando a passagem dos peões. Hoje, há uma “melhoria em relação há um ano, com mais lugares para cargas e descargas, o que nos leva a concluir que esta acção foi um sucesso”.

Maria Júlia também alerta para a necessidade de maior sinalização para a “existência de parques subterrâneos com uma hora gratuita”. A presidente do Conselho da Cidade agradeceu a presença de professores e alunos das escolas D. João II, EBI Santo Onofre e Centro Especial Rainha D.Leonor (CEERDL). que se disponibilizaram para participar nesta acção cívica, assim como a colaboração da PSP, que acompanhou os alunos e ajudou a identificar as situações de estacionamento abusivo.