Sociedade

Alvaiázere escolhe Cabaços para Bairro Comercial Digital

31 jul 2023 10:28

A candidatura obteve o primeiro lugar entre mais de 160 projectos

alvaiazere-escolhe-cabacos-para-bairro-comercial-digital
Candidatura tem garantido um apoio de 504.167 euros para um investimento total próximo dos 693 mil euros
Ricardo Graça/Arquivo

O projecto Bairro Comercial Digital no concelho de Alvaiázere vai ser implementado fora da sede de concelho. O presidente da Câmara, João Paulo Guerreiro, apostou na localidade de Cabaços, que tem “diversidade de comércio e serviços”, sendo o único território a apresentar a candidatura para uma zona de comércio fora da sede de concelho, adianta uma nota de imprensa.

Para o município, esta medida evidencia "a estratégica de descentralização de valorização do concelho como um todo”.

A candidatura de Alvaiázere aos Bairros Comerciais Digitais foi a que melhor pontuação obteve, entre 168 concorrentes. O projecto será criado na localidade de Cabaços, “a qual é valorizada por clientes e comerciantes, sendo uma zona de fácil acessibilidade, grande concentração e diversidade de comércio e serviços, o que confere características únicas e diferenciadoras a esta zona do concelho”.

“Colocar Alvaiázere no topo, assumindo-se um território referência no País é um desígnio que já tem provas”, assume a autarquia, ao sublinhar que "ter pro-actividade e sucesso na busca de financiamento para os projectos, é fundamental para o desenvolvimento de Alvaiázere".

"Estamos a alcançá-lo como nunca antes Alvaiázere conseguiu. Asseguramos, assim, um importante objectivo de transição digital e valorização das actividades de comércio local deste centro urbano e do concelho. Atrair visitantes e turistas é um objetivo estratégico que nos mobiliza”, lê-se ainda no comunicado.

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal, a candidatura de Alvaiázere foi uma das aprovadas no Programa Comércio Digital, tendo garantido um apoio de 504.167 euros para um investimento total próximo dos 693 mil euros.

A criação de um Bairro Comercial Digital terá impacto em diversas vertentes da economia local, ao nível da digitalização, na governação e gestão da informação, bem como no desenvolvimento sustentável.

O objectivo será sempre promover um maior volume de vendas, mais formação e conhecimentos no digital, maior produtividade e eficiência, mais comunicação e divulgação e mais cooperação e alinhamento entre comerciantes e restantes organismos locais.

Seis concelhos da Região de Leiria viram aprovado um investimento de 6,3 milhões de euros (ME) no comércio, no âmbito dos projetos candidatados ao Programa Comércio Digital Bairros Comerciais Digitais.

Segundo a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Pedrógão Grande e Porto de Mós obtiveram aprovação dos seus projetos, num investimento global superior a 3,8 ME, com intervenção prevista em 327 estabelecimentos de comércio, refere uma nota de imprensa.

“O IAPMEI [Agência para a Competitividade e Inovação] divulgou esta semana o resultado da avaliação das propostas finais para Desenvolvimento de Projetos no âmbito da medida Bairros Comerciais Digitais, registando a candidatura do Município de Alvaiázere a melhor pontuação a nível nacional”, refere a CIMRL.

A CIMRL explicou que as candidaturas dos municípios de Leiria e Pombal, no valor de 2,4 ME, com um financiamento de 1,9 ME, também foram “consideradas elegíveis, embora, nesta fase, sem dotação financeira confirmada, o que determina a reapreciação dos projetos no âmbito do reforço de verbas para o Programa”.