Sociedade
Alvaiázere vai ter transporte porta a porta
Serviço da Câmara deve arrancar este mês
O Município de Alvaiázere vai lançar ainda este mês um serviço de transporte que irá garantir um "quase porta a porta" até ao centro da vila. O projecto Move assegura um circuito por todos os lugares de cada uma das cinco freguesias, de forma a garantir uma resposta de transporte para toda a população até ao centro de Alvaiázere.
O serviço de transporte vai funcionar durante os dias da semana, com um dia por freguesia, contando com um circuito previamente definido para cada uma das localidades, que poderá sofrer "desvios à sua espinha dorsal" para todos os lugares das freguesias mediante as marcações que existam, explicou a presidente Célia Marques à Lusa.
Desta forma, a Câmara pretende garantir que se vão quase "buscar as pessoas à porta das suas casas", sublinhou Célia Marques. Segundo a autarca, o projecto foi pensado para as "pessoas mais carenciadas" do concelho, que têm mais dificuldade "em assegurar transporte diário para a vila", sendo uma resposta que não se centra apenas na população mais idosa ou isolada de Alvaiázere.
A razão principal da iniciativa deve-se à necessidade de deslocação das pessoas até aos cuidados de saúde primários na sede do concelho, face ao encerramento das extensões de saúde. A deslocação até aos serviços de saúde torna-se difícil para a população sem carro, que tinha muitas vezes como única opção o táxi, cuja viagem pode chegar "a valores de 20 euros", que Célia Marques classifica como "incomportáveis".
O autocarro faz uma "ida" até à vila no início da manhã e um regresso ao início da tarde. As marcações têm de ser feitas até às 17:00 do dia anterior do serviço passar pela localidade, através de uma chamada para um número gratuito que a autarquia assegurou para este fim.