Sociedade

Amigos do Arunca resgatam grifo que se encontrava “bastante” debilitado

25 set 2021 18:30

Ave, encontrada em Pombal, foi entregue no Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens da Quercus, em Castelo Branco.

amigos-do-arunca-resgatam-grifo-que-se-encontrava-bastante-debilitado

A associação Amigos do Arunca resgatou, esta sexta-feira, um grifo (Gyps fulvus), que se encontrava “bastante” debilitado.

Com apoio de várias entidades, a ave foi encaminhada para o Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) da Quercus, em Castelo Branco.

Numa publicação feita na página de facebook da associação é explicado que o processo se iniciou com um “pedido de identificação de uma grande ave que estava no Casal Velho”.

A ave foi identificada como um Grifo (Gyps fulvus), a segunda maior ave necrófaga da Europa.

Chegados ao local, percebemos que a ave se encontrava bastante debilitada, apática e com fezes de tom esverdeado o que indiciava intoxicação por possível envenenamento”, pode ler-se na publicação.

Elementos da associação entraram depois em contacto com várias entidades para avaliar “a melhor solução para o salvamento e reabilitação da ave”.

O exemplar acabou por ser entregue ao CERAS, acrescenta a publicação, onde é feito um agradecimento a “todos os envolvidos” no resgate.