Sociedade

Amílcar Falcão reeleito reitor da Universidade de Coimbra

7 fev 2023 08:45

Farmacêutico é natural da Nazaré e está à frente da instituição desde 2019

amilcar-falcao-reeleito-reitor-da-universidade-de-coimbra
Amílcar Falcão é reitor desde 2019
Paulo Amaral/Universidade de Coimbra

Amílcar Falcão, natural da Nazaré, foi reeleito reitor da Universidade de Coimbra (UC) para o mandato 2023-2027. A tomada de posse está marcada para 1 de Março.

Candidato único ao cargo, Amílcar Falcão venceu com 87% dos votos expressos: recebeu 27 votos favoráveis, numa eleição em que participaram 31 membros do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (quatro estiveram ausentes por motivos de força maior), refere uma nota da Universidade de Coimbra.

Amílcar Falcão, de 58 anos, é licenciado em Ciências Farmacêuticas (1989), doutorado (1995) e agregado (2002) em Farmácia (Especialidade de Farmacologia) pela Universidade de Coimbra – instituição na qual é professor catedrático desde 2007.

Foi também director da Faculdade de Farmácia (2010-2012) e do Instituto de Investigação Interdisciplinar (2013-2019) e vice-reitor da Universidade de Coimbra (2011-2019). Desde 2019 que é reitor da instituição.

Segundo a Universidade de Coimbra, o reitor possui uma extensa produtividade científica onde se contam mais de 230 artigos científicos em revistas indexadas com um número de citações acumulado superior a 5.000.

Tem uma larga experiência na supervisão de trabalhos de investigação (mestrado, doutoramento e pós-doutoramento), incluindo cerca de 40 estudantes, dos quais 34 já terminaram as suas teses. É convidado regularmente a desempenhar a função de reviewer, pertencendo igualmente ao corpo editorial de várias revistas científicas. Recebeu já vários prémios nacionais e internacionais que reforçam a visibilidade e qualidade do trabalho que vem desenvolvendo ao longo da sua carreira.

É director técnico da empresa ICNAS Produção (empresa detida a 100% pela Universidade de Coimbra), tendo participado activamente na obtenção do primeiro medicamento radiofarmacêutico desenvolvido e registado em Portugal (Fluodesoxiglucose [18F] UC).

Destaca-se a sua contribuição para o desenvolvimento do primeiro medicamento português a ser comercializado (Acetato de Eslicarbazepina; Antiepiléptico; Zebinix®) e, mais recentemente, do Opicapone (Antiparkinsónico; Ongentys®) [Laboratórios BIAL].