Viver

Ana Deus e dezenas de artistas no Festival A Porta

3 jun 2016 00:00

Festival A Porta

ana-deus-e-dezenas-de-artistas-no-festival-a-porta-4263

Um festival que são vários festivais, reunidos sob o mesmo nome. Todos em Leiria, em edifícios vazios e lojas do centro histórico. Mas também na rua, no Jardim Luís de Camões e no Parque do Avião.

A Porta volta a abrir-se e por ela passam dezenas de eventos relacionados com música, pintura, escultura, design, fotografia, instalação, performance, arte urbana, cinema, teatro, dança, artesanato, oficinas, comércio e actividades para crianças. Hoje terminam os jantares temáticos em residências particulares.

Amanhã, sexta-feira, dia 3, estão agendados concertos de Twin Transistors (22 horas) e Cave Story (23 horas), no Jardim Luís de Camões. Sábado, o festival instala-se na Rua Direita, com 35 pontos de interesse diferentes.

Destaques: a Casa Plástica, que acolhe uma exposição colectiva de 33 artistas; a Feira Bandida; a Feira de Editores Independentes; os concertos de Ana Deus, Surma, Country Playground, Whales, Rapaz Improvisado e O Manipulador; e as viagens em balão de ar quente, com partidas da Praça Rodrigues Lobo.

À noite, o rock volta ao palco do Jardim Luís de Camões, com os Pista (22 horas), os Equations (23 horas) e os Keep Razors Sharp (24 horas). Domingo, dia 5, o convite é para rumar ao Parque do Avião, a fim de explorar uma jornada em família (mas não só), que envolve música para bebés, oficinas de artes plásticas e outras propostas para crianças, yoga do riso, almoço em formato piquenine, baile dançante, passeios no rio, circo, um bicipaper e concertos de Calcutá e Les Enfant Terribles.

O programa completo, ao detalhe, está no site festivalaporta.com. Realizado pela primeira vez em 2014, o Festival A Portaé uma organização do colectivo Meia Dúzia e Meia de Gatos Pingados, com a Preguiça Magazine.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.