Sociedade

Ana Isabel Mota é a nova presidente da Cáritas de Leiria-Fátima

22 jan 2024 13:22

Nova direcção tomou posse, este domingo, e vai estar em funções até 2027. Minimizar “os problemas dos mais vulneráveis e frágeis” é o principal objectivo da equipa liderada por Ana Isabel Mota.

ana-isabel-mota-e-a-nova-presidente-da-caritas-de-leiria-fatima
Nova direcção da Cáritas de Leiria-Fátima (presidente ao centro na foto)
DR

A Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima tem nova direcção liderada por Ana Isabel Mota, que sucede a José Marques de Sousa. A tomada de posse da equipa teve lugar, este domingo, numa sessão realizada na Sé de Leiria, durante a missa das 19 horas.

Do novo elenco directivo, nomeado para o quadriénio 2024-2027, fazem parte José dos Santos Mirante (vice-presidente), Lina Gaspar (secretária) e Nuno Alves (tesoureiro). O assistente eclesiástico será o padre Jorge Guarda, pároco de Nossa Senhora da Piedade (Ourém).

No despacho de nomeação, o bispo de Leiria-Fátima agradece aos novos dirigentes por terem "aderido ao projecto" e pela disponibilidade para "assumir e coordenar a atenção e a caridade de toda a Igreja diocesana em favor dos que mais precisam”.

D. José Ornelas expressa ainda gratidão à equipa cessante, a quem agradece, "de coração", pelo "diligente e dinamizador serviço da caridade no desempenho da sua missão" em favor dos "mais carenciados".

Na tomada de posse, a nova presidente da Cáritas de Leiria-Fátima, que tem formação em assistência social, expressou a intenção de “melhorar a qualidade de vida das pessoas em situações vulneráveis: crianças, jovens e idosos, mas também adultos que precisem de integração social e profissional, fundamentada na ética e valores cristãos”.

Citada numa nota de imprensa da diocese, Ana Isabel Mota apontou como objectivo para o mandato a “minimização dos problemas dos mais vulneráveis e frágeis, acolhendo, servindo e acompanhando a pessoa, na assistência e partilha de bens”.

“Comprometo-me dedicar todo o meu ser a esta causa nobre”, declarou a dirigente na sua intervenção, antevendo que, nos próximos tempos, a instituição enfrentará “desafios significativos”, mas disse estar confiante de que serão superados.

Ana Isabel Mota deixou, ainda, uma palavra de apreço a todos os colaboradores da Cáritas que, “com o espírito caritativo e competência profissional, solidariedade e espírito altruísta”, são o suporte fundamental para todas as iniciativas desenvolvidas pela instituição.