Viver

André Barros compõe banda sonora de "Desumanização"

29 out 2020 10:24

Composição | Espectáculo teatral a partir do texto original de Valter Hugo Mãe

andre-barros-compoe-banda-sonora-de-desumanizacao
Daniela Pêgo encarna Halldora e está acompanhada pelo reflexo da sua "gémea" Sigridur
DR
Jacinto Silva Duro

A Desumanização, um dos mais viscerais e marcantes livros da obra do escritor Valter Hugo Mãe, chegou ao teatro pela mão do Teatro Art'Imagem que, com este espectáculo chega à sua 115.ª criação, tendo convidado André Barros, compositor da Marinha Grande, para criar uma banda sonora para os 70 minutos da peça.

A estreia nacional da peça Desumanização (M/14) está prevista para o dia 10 de Novembro, na Quinta da Caverneira, nas Águas Santas, no Porto, seguindo-se uma digressão em Espanha, na Islândia e Portugal, com eventuais passagens por Leiria e Marinha Grande.

O livro, escrito a fogo e gelo, retrata a vida, a morte, a realidade na sua forma mais dura e desapaixonada.

Coloca-nos perante um retrato de pessoas que, por acidente, vivem na terra dos vulcões, isolados do mundo, como se fossem meros organismos numa plaqueta de laboratório, mas observados de dentro para fora.

É uma viagem ao interior da Islândia. Numa pequena aldeia abafada pela monumentalidade dos fiordes islandeses, Halldora surge em cena a partir da boca de Deus para nos contar como foi lidar com a morte de Sigridur, a sua irmã gémea.

Como preencher a metade que perdeu? Como viver pelas duas? Como ocupar o outro lado do espelho? Halldora diz-nos que “o mundo mostrava a beleza, mas só sabia produzir o horror”.

Em vez de agarrar na totalidade do livro, Zé Pedro, que assina a dramaturgia, e José Leitão, a quem coube a direcção e encenação, preferiram focar-se na descrição de Halldora da morte da irmã g&ea

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ