Sociedade

Angústia e felicidade são sentidas de igual forma dentro e fora das grades

8 fev 2024 19:14

Vinte e dois jovens reclusos de Leiria e estudantes dos ensinos secundário e superior trocaram sentimentos e emoções através da palavra, desenhos ou colagens. Perceberam que apenas os muros da prisão os separam

angustia-e-felicidade-sao-sentidas-de-igual-forma-dentro-e-fora-das-grades
Pedro Correia e Ricardo Henriques foram dois dos vários estudantes do ensino superior envolvidos no projecto
Elisabete Cruz

O projecto Cá dentro, Lá fora / Lá dentro, Cá fora fez viajar dezenas de diários gráficos, com o registo de emoções, sentimentos, mensagens encorajadoras e conselhos. Estudantes da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo e Escola Superior de Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, e reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria Jovens, com idades entre os 17 e os 23 anos, utilizaram frases, desenhos, colagens ou poemas e rimas musicais para conversarem entre si, através de diários gráficos.

Sob pseudónimos, deram conselhos sem fazerem ideia de quem estava do outro lado, qual a idade e o género. Perceberam que as dúvidas e as preocupações de uns são as mesmas de outros, independentemente de estarem impedidos de sair ou de terem a liberdade total.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ