Sociedade

Antiga igreja do Arrimal será transformado em centro de investigação hidrográfica

17 jun 2021 12:09

Autarquia de Porto de Mós assume obras de requalificação do edifício

antiga-igreja-do-arrimal-sera-transformado-em-centro-de-investigacao-hidrografica
www.facebook.com/Igreja-Velha-do-Arrimal-Preservação
Foto

A Câmara Municipal de Porto de Mós e a Fábrica da Igreja Paroquial do Arrimal assinaram um contrato de comodato que irá possibilitar o restauro da antiga igreja do Arrimal.

Caberá ao município a recuperação deste património abandonado e degradado há dezenas de anos, segundo informa um comunicado enviado à Redacção do JORNAL DE LEIRIA.

Segundo o documento assinado no dia 13 de Junho, a autarquia assume as despesas inerentes às obras de conservação e restauro, que serão acompanhadas também pelo Departamento Diocesano do Património Cultural.

O projecto da obra será realizado pelo arquitecto local Paulo Durão.

Numa primeira fase, será limpo o espaço circundante do imóvel, avaliar a necessidade de contenção das estruturas e vedar a área.

"Pretende-se que a antiga igreja do Arrimal se transforme num centro de investigação hidrográfica, tendo em consideração a sua localização, perto das lagoas, e os trabalhos de pesquisa que decorrem por parte da comunidade científica no parque natural. O novo projeto contemplará, também, um espaço de promoção dos produtos endógenos e de artesanato."