Sociedade
Antigo hospital da Batalha vai ser ninho de startups
A requalificação do antigo hospital da Misericórdia avançará no início de 2017.
Desactivado há muitos anos, o antigo hospital da Misericórdia da Batalha vai dar lugar a um centro de apoio ao empreendedorismo e de acolhimento de iniciativas startup nacionais e internacionais, em áreas como o património, turismo e modelação 3D.
Já com financiamento comunitário assegurado, a Câmara tenciona avançar com o concurso da obra até ao final do ano, de forma a que a sua execução tenha início durante o primeiro trimestre de 2017.
Paulo Batista dos Santos, presidente do município, explica que o projecto surge no “quadro da Rede Europeia do Conhecimento para a Juventude” e que estará especialmente vocacionado para “as áreas da cultura, do património e do turismo associado à cultura, mas também da modelação 3D”.
O objectivo, frisa o autarca, é que “os investidores e empreendedores possam beneficiar do laboratório vivo que é o Mosteiro da Batalha”, permitindo- lhes, por exemplo, “projectar melhor os seus estudos sobre monumentos, transformando-os em economia”.
O autarca sublinha ainda que o projecto envolve a cooperação com o Instituto Politécnico de Leiria, que, por exemplo, dará apoio na área da modelação em 3D, sector que a instituição de ensino “conhece bem”. “Esta parceria é uma janela de oportunidades para quem quiser investir cá”, afirma Paulo Batista dos Santos.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.