Sociedade

Antigo secretário de Estado do Ensino Superior Pedro Lourtie reeleito presidente do Conselho Geral do Politécnico

27 set 2021 10:23

Órgão tem, entre outras competências, o poder de "eleger o presidente do Politécnico de Leiria"

antigo-secretario-de-estado-do-ensino-superior-pedro-lourtie-reeleito-presidente-do-conselho-geral-do-politecnico
Pedro Lourtie
Jornal de Leiria/Arquivo

O antigo secretário de Estado do Ensino Superior Pedro Lourtie foi reeleito presidente do Conselho Geral do Politécnico de Leiria. Amaro Lopes dos Reis é o vice-presidente, e Dulcineia Ramos, conselheira representante dos professores e investigadores do Politécnico de Leiria, a secretária.

A eleição decorreu no dia 23. Pedro Lourtie é licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico (IST), mestre e doutor pela Universidade de Manchester (RU).

"O Conselho Geral do Politécnico de Leiria é composto por 33 elementos, tendo a competência de aprovar as alterações dos estatutos, apreciar os actos do presidente e do Conselho de Gestão, eleger o presidente do Politécnico de Leiria e propor as iniciativas que considere necessárias ao bom funcionamento da instituição", refere a instituição de ensino superior, em comunicado.

Entre outras funções, a este órgão compete, igualmente, sob proposta do presidente: aprovar os planos estratégicos de médio prazo e o plano de ação para o quadriénio do mandato do presidente; aprovar as linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial; criar, transformar ou extinguir unidades orgânicas; aprovar o regulamento aplicável ao processo de eleição do presidente do instituto; aprovar os planos anuais de actividades e apreciar o relatório anual das actividades da instituição; aprovar a proposta de orçamento; aprovar as contas anuais consolidadas, acompanhadas do parecer do fiscal único; fixar as propinas devidas pelos estudantes; propor ou autorizar, conforme disposto na lei, a aquisição ou alienação de património imobiliário da instituição, bem como as operações de crédito.

Currículo

Pedro Lourtie é conselheiro do Conselho Nacional de Educação, tendo assumido o cargo de presidente do 2.º e 3.º conselhos gerais do Politécnico de Leiria.

Foi professor no IST, na Escola Náutica Infante Dom Henrique, na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, na Universidade Agostinho Neto, na Universidade de Aveiro e na Universidade de Lisboa.

Realizou missões internacionais no domínio da Educação, entre 1983 e 1996, para a Cooperação Portuguesa, para o PNUD e/ou a UNESCO nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e no Gabão.

Foi presidente da Conferência Diplomática para aprovação da Convenção de Lisboa sobre Reconhecimento de Qualificações Relativas ao Ensino Superior, e presidente do Comité de Educação da União Europeia.

Participou na redacção da Declaração de Bolonha e foi autor do relatório à Conferência Ministerial de Praga.

Foi presidente da Direcção do Sindicato Nacional do Ensino Superior (1990/1996) e director-geral do Ensino Superior (1996/2000).