Economia

Antigos armazéns de vinho acolhe espaço de cowork

14 jun 2016 00:00

Projecto do município de Óbidos para a localidade de A-da-Gorda

antigos-armazens-de-vinho-acolhe-espaco-de-cowork-4359

Desactivados há vários anos, os antigos armazéns de vinho de A-da-Gorda, em Óbidos, vão ser requalificados, para dar lugar a espaço dedicado à comunidade, assente no conceito decowork (trabalho cooperativo).

Trata-se de um investimento na ordem de um milhão de euros, para o qual a câmara municipal, proprietária do imóvel, já assegurou financiamento comunitário, segundo revelou o presidente da autarquia, Humberto Marques, durante a apresentação do projecto. Segundo o autarca, depois de requalificado, o espaço terá “equipas multidisciplinares para ajudar as pessoas a criar e a desenvolver a sua própria ideia”.

O objectivo, explica um comunicado da câmara, é integrá-lo “ainda mais no território e trazer à comunidade local uma nova ferramenta de desenvolvimento de projectos, produtos e pessoas”, permitindo, por exemplo, que “os saberes e as tradições locais” possam, “através de novas visões e abordagens”, ganhar “novas formas e ser uma mais-valia económica”.

O projecto de intervenção, da responsabilidade do arquitecto Jorge Sousa Santos, contempla a criação de auditório multiusos, uma área de trabalho/laboratório, um espaço de cowork e de escritórios, uma zona de habitação e uma área de serviços de apoio.

“Queremos criar um espaço urbano”, afirma Jorge Sousa Santos, acrescentando que a ideia é, “não só recuperar, mas requalificar”. 

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.