Economia

António Costa visita GLN e inaugura CDRsp onde será digitalizado para impressão 3D

21 abr 2016 00:00

Primeiro-ministro também falará em jantar-conferência

antonio-costa-visita-gln-e-inaugura-cdrsp-onde-sera-digitalizado-para-impressao-3d-3824
Raquel de Sousa Silva

Uma comitiva composta pelo primeiro-ministro, António Costa, pelo ministro da Economia, Caldeira Cabral, e pelo secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, desloca-se hoje, 21 de Abril, ao fim do dia a Leiria e à Marinha Grande, numa visita que termina com um jantar-conferência na Ortigosa.


Por volta das 17 horas, o grupo será recebido na GLN, na Maceira, onde visitará as instalações e ficará a conhecer as tecnologias recentemente adquiridas pelo grupo. Em 2015 a GLN viu aprovados pelo Portugal 2020 dois projectos de inovação produtiva que prevêem um investimento de 13 milhões de euros, na GLN Molds e na GLN Plast.

São projectos a dois anos, que contemplam a renovação do parque de máquinas, com a aquisição de novos equipamentos e tecnologias, serviços e internacionalização.  
A partir das 18:30 horas, o primeiro-ministro presidirá à inauguração do novo edifício do Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto do Politécnico de Leiria (CDRsp/IPLeiria), onde será convidado a deixar-se digitalizar para posterior impressão da imagem recolhida em 3D. O resultado será aquilo a que se convencionou chamar Mini Me, um pequeno boneco igual à pessoa digitalizada.

Situada na zona industrial da Marinha Grande, a nova infra-estrutura “servirá de suporte às actividades de I&D+i, de formação avançada e para o desenvolvimento de acções de divulgação e disseminação com vista a uma efectiva transferência de conhecimento e tecnologia entre o meio académico e industrial”, informa o IPLeiria.

Compostas por 19 espaços laboratoriais, as novas instalações resultam de projecto que foi candidatado e financiado no âmbito do Sistema de Apoio a Infra-estruturas Científicas e Tecnológicas, do Programa Operacional do Centro, e teve contrato de financiamento aprovado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, com um apoio financeiro global de 3,2 milhões de euros.
Segue-se o jantar-conferência em que será orador o primeiro-ministro, subordinado ao tema investimento e crescimento económico. Agendado para as 20 horas, o evento terá lugar na Quinta do Paul, Ortigosa.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo