Sociedade

António Sales: o rosto que a pandemia de Covid-19 projectou para a ribalta

7 mai 2020 20:02

Chegou a secretário de Estado da Saúde há pouco mais de um ano e a pandemia da Covid-19 projectou-o para a ribalta, com presença quase diária nos canais de televisão generalistas

antonio-sales-o-rosto-que-a-pandemia-de-covid-19-projectou-para-a-ribalta
António Sales foi escolhido para secretário de Estado no início desta legislatura
Ricardo Graça

António Lacerda Sales, prestes a completar 58 anos, é medico ortopedista. Desde Março que é uma das figuras mais conhecidas dos portugueses. Nas eleições legislativas de 6 de Outubro de 2019 foi eleito deputado pelo círculo eleitoral de Leiria e nomeado pelo primeiro-ministro António Costa como secretário de Estado da Saúde.

Curiosamente, António Sales demonstrou apoio a António José Seguro, nas eleições primárias do PS, em 2014, contra... António Costa.

Quando assumiu o cargo de secretário de Estado estava longe de imaginar a projecção que meses depois iria ter.

Com a pandemia Covid-19, António Lacerda Sales passou a ser o rosto – a par da ministra da Saúde e da directora da Direcção Geral da Saúde – das informações sobre a evolução epidemiológica em Portugal.

Diariamente, entra pela casa a dentro dos portugueses para as conferências de imprensa sobre o ponto da situação do novo coronavírus. Quase sempre com um sorriso tímido na cara e tom de voz baixo e sereno, a cordialidade é uma das suas características evidentes.

Mas, afinal, quem é António Lacerda Sales, para muitos, um ilustre desconhecido na política?

A sua chegada ao PS é recente. Depois de anos dedicado à ortopedia, exercendo medicina no Hospital de Santo André, em Leiria, no Centro Hospitalar São Francisco e em consultório privado, o governante entra na política quase “sem querer ”, como já admitiu.

Em 2015, é eleito, pela primeira vez, deputado do PS por Leiria na Assembleia da República.

Integrou a Comissão de Assuntos Europeus, a Comissão de Saúde [coordenador do Grupo Parlamentar], a Comissão de Defesa Nacional [suplente] e a Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação [suplente], o Grupo de Trabalho para o Acompanhamento da Problemática da Diabetes e o Grupo de Trabalho para o Acompanhamento das Doenças Oncológicas.

Capacidade de trabalho, estudioso e racional são características apontadas por alguns dos que lhe são mais próximos. Dentro do PS criou alguns anticorpos, mas perante um momento de pandemia e de calamidade que o País vive, as vozes que lhe apontam falhas e características menos positivos preferem o anonimato. “Não é o momento para se expor seja o que for.”

Gonçalo Lopes, presidente da Concelhia de Leiria do PS e presidente da Câmara de Leiria, afirma que António Sales é uma “pessoa perfeitamente adaptada a este conceito de crise”. Sendo um dos principais porta-vozes do Ministério da Saúde tem conseguido “transmitir segurança e confiança, num momento em que há muita incerteza relativamente

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ