Covid-19

António Sales recusa dispensa do uso de máscara para vacinados

15 mai 2021 18:00

Secretário de Estado adjunto e da Saúde em visita às Caldas da Rainha

antonio-sales-recusa-dispensa-do-uso-de-mascara-para-vacinados
António Sales visitou recentemente o Centro Hospitalar de Leiria
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

Portugal não está a equacionar a dispensa do uso de máscara por parte de pessoas vacinadas, garantiu hoje o secretário de Estado adjunto e da Saúde, António Sales, alegando falta de robustez científica para avançar com essa medida.

“Tomámos a decisão de, mesmo após vacinação, manter a máscara, manter distanciamento e, portanto, manter as directrizes da Direcção-Geral da Saúde (DGS)”, afirmou nas Caldas da Rainha à margem das comemorações do dia da cidade, a que hoje presidiu, considerando não haver “ainda robustez científica naquilo que é a possibilidade de transmissibilidade [do vírus], nomeadamente nos assintomáticos”.

Os Estados Unidos anunciaram na quinta-feira que vão acabar com a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais para pessoas vacinadas, incluindo em alguns ambientes fechados, devido à evolução favorável do combate à pandemia da Covid-19.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) reviram as suas orientações para pessoas totalmente vacinadas, permitindo que estas deixem de usar máscaras ao ar livre, em multidões, e na maioria dos ambientes fechados, apesar de o seu uso ser ainda exigido em ambientes fechados lotados, como autocarros, aviões, hospitais ou prisões.

O secretário de Estado sublinhou que, após vacinação, “o que há de robustez em termos científicos é que há uma imunogenicidade, por assim dizer, contra a doença grave”.

Mas, ressalvou, o País não tem ainda “definição quanto a esse processo”, de a máscara poder vir a ser dispensada após vacinação.

“Bem pelo contrário”, o que o Governo recomenda é que “se mantenha o distanciamento, que se mantenha a máscara”, recomendações que Sales acredita serão “as indicações nos próximos tempos”, embora com a evolução dos conhecimentos científicos em relação à Covid-19, os procedimentos “possam vir a ser adaptados e adequados a novas normas”.

António Sales esteve nas Caldas da Rainha, para a celebração de um dia do município, dedicado ao termalismo e aos cuidados primários.