Sociedade

Antropólogo de Leiria com projecto aprovado pelo Conselho Europeu de Investigação

2 set 2016 00:00

Francisco Freire viu aprovado um financiamento de quase 1,2 milhões de euros para investigação sobre a região do Saara.

antropologo-de-leiria-com-projecto-aprovado-pelo-conselho-europeu-de-investigacao-4930

Formado em Antropologia, Francisco Freire viu o Conselho Europeu de Investigação (ECR) aprovar o seu projecto de investigação sobre a região oeste do Saara, atribuindo-lhe um financiamento de quase 1,2 milhões de euros. 

De acordo com a sinopse do projecto, o investigador propõe-se fazer uma análise das “reconfigurações estabelecidas no vocabulário político-social da região alargada do oeste do Saara - sul de Marrocos, Sara Ocidental e Mauritânia – do ‘pós- império’ para o período contemporâneo”.

Intitulado Critical Approaches to Politics, Social Activism, and Islamic Militancy in the Western Saharan Region (abordagens críticas à política, activismo social e militância islâmica na região Oeste do Saara), o projecto irá, entre outros aspectos, analisar as estruturas sociais e políticas comuns na região, as variações locais dessas estruturas e a utilização destas estruturas em diferentes períodos históricos.

Investigador do Centro em Rede de Investigação em Antropologia/Universidade Nova de Lisboa, Francisco Freire é doutor em Antropologia e mestre na mesma área com uma tese sobre colonialismo e pós-colonialismo. Entre 2009 e 2015 desenvolveu o projecto de pós-doutoramento A pertinência dos idiomas tribais nas sociedades muçulmanas contemporâneas, com financiamento da Fundação para a Ciência e para a Tecnologia.  

Desde 2001, tem centrado a sua investigação na República Islâmica da Mauritânia, trabalhando o Islão político, os processos de reconfiguração histórica e identitária da população bidan, e, mais recentemente, a articulação contemporânea das esferas tribais saarianas.

Leia mais na próxima edição