Viver

Anunciado programa do primeiro Festival Leiria Cidade Criativa da Música

24 out 2022 19:35

A celebração do centenário de José Saramago marca o primeiro Festival Leiria Cidade Criativa da Música, em três dias que cruzam a música e o teatro

anunciado-programa-do-primeiro-festival-leiria-cidade-criativa-da-musica
A cantora Rita Maria vai actuar com o Septeto de Jazz de Leiria
DR

A apresentação do espectáculo A Maior Flor do Mundo, uma colaboração entre o Leirena Teatro e a cantora e compositora Surma, abre o primeiro Festival Leiria Cidade Criativa da Música, a 16 de Novembro, no Teatro José Lúcio da Silva.

A parceria entre Surma e o Leirena inspira-se no conto infantil escrito por José Saramago e o Festival Leiria Cidade Criativa da Música tem como pano de fundo, também, a celebração do centenário do único Nobel da Literatura português.

Na área do jazz, o Festival reúne a cantora Rita Maria com o septeto de jazz da Associação de Jazz de Leiria, a 17 de Novembro, no Teatro Miguel Franco.

Vão interpretar obras de César Cardoso, Mário Laginha, Pedro Moreira, Pedro Nobre, Paulo Santo e Bruno Santos, artistas (da região e de fora da região) que compuseram por encomenda, após o convite da Leiria Cidade Criativa da Música Unesco.

No último dia, 18 de Novembro, a programação é dedicada à música contemporânea e junta no palco do Teatro Miguel Franco o ensemble de sopros da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria, o maestro Nicholas Reed e a soprano Rita Marques.

O público vai ouvir obras de Anne Victorino de Almeida, Carlos Azevedo, Nuno Barradas, André Barros, Carlos Brito Dias e João Santos.

Entretanto, já no próximo sábado, 30 de Outubro, o terceiro aniversário da indicação de Leiria pela Unesco para a Rede de Cidades Criativas, na área da Música, é assinalado pelas 16 horas com um programa no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria - Igreja da Misericórdia, em que actuam a Academia Coral Mezzo, o Coro Infantil do Jardim Escola João de Deus e os músicos de jazz Eduardo Cardinho e João Mortágua.

* Actualização às 09:40 de 25 de Outubro para corrigir, no último parágrafo, o local dos concertos que acontecem a 30 de Outubro