Desporto

APD Leiria deixa o andebol para atletas dedicarem tempo à família

10 ago 2024 16:30

A equipa da APD Leiria era a única do país que se dedicava simultaneamente ao andebol e ao basquetebol

apd-leiria-deixa-o-andebol-para-atletas-dedicarem-tempo-a-familia
Atletas da APD Leiria já preparam a próxima época de BCR, que arranca em Setembro
DR
Inês Gonçalves Mendes

Com treinos durante a semana e, várias vezes, dois jogos ao fim-de-semana, a APD (Associação Portuguesa de Deficientes) de Leiria viu-se obrigada a tomar uma decisão.

A equipa da instituição leiriense era a única do País que se dedicava tanto ao basquetebol como ao andebol e era nesta última modalidade que acumulava mais títulos.

A decisão ficou nas mãos dos jogadores, que preferiram manter o basquetebol, porque “tem um calendário muito mais organizado”.

Manuel Sousa, vice-presidente da APD Leiria, contou ao JORNAL DE LEIRIA que deixou de ser viável “conciliar as duas modalidades”, havendo até casos em que houve jogos de andebol e basquetebol agendados no mesmo dia.

Como o andebol acaba por ter uma época “mais curta”, sendo uma modalidade que não é muito competitiva, a escolha foi mais fácil.

No entanto, esta decisão não representa o fim do andebol na APD Leiria. “Temos sempre a porta aberta para quem quiser”, frisou o responsável, ao mencionar que, caso surjam jogadores que pretendem ingressar no andebol, há condições para ter a equipa no activo.

Para já, esta decisão já implicou a ida de jogadores para outros clubes de andebol em cadeira de rodas, visto que muitos deles eram convocados para a selecção nacional e mantêm a vontade de continuar no andebol.

Agora, a equipa reformulada já pensa no campeonato de basquetebol em cadeira de rodas, que começa em Setembro. O calendário já está divulgado e Manuel Sousa admite que a equipa está “bastante competitiva”, ciente de que, a nível nacional, “são muitas equipas a lutar pelo título”.

O primeiro jogo de preparação está agendado para 9 de Setembro, às 15 horas, no Pavilhão da Universidade da Beira Interior n.º1, contra a selecção nacional.

Para o campeonato nacional de basquetebol em cadeira de rodas (BCR), a equipa leiriense estreia-se em casa, no Pavilhão do Lis, onde vai defrontar o GDDA (Grupo Desportivo de Deficientes de Alcoitão).