Economia

Apenas 14,5% das empresas portuguesas cumprem prazos de pagamento

31 jan 2020 12:20

“Portugal afasta-se cada vez mais da média europeia”, aponta barómetro da Informa D&B

apenas-145percent-das-empresas-portuguesas-cumprem-prazos-de-pagamento
Na Europa, 42,8% das empresas pagam no prazo acordado
Ricardo Graça/Arquivo

Durante o ano passado, apenas 14,5% das empresas portuguesas pagaram aos seus fornecedores nos prazos acordados.

Segundo o Barómetro de Pagamentos da Informa D&B, o incumprimento “é transversal a todas as regiões do país e sectores de actividade”.

Numa análise mensal ao ano de 2019, a percentagem de empresas que cumpriu os prazos de pagamento oscilou entre os 13,9%, registados em Fevereiro e Março, e os 16,4% de Dezembro, tendo resultado numa média anual de apenas 14,5% de empresas cumpridoras.

O mesmo trabalho, agora revelado pela consultora, dá conta que cerca de dois terços das empresas pagam com um atraso até 30 dias e 7,2% paga com atrasos superiores a 90 dias. A média de atrasos foi de 26 dias em 2019.

“O cumprimento dos prazos acordados com os fornecedores evoluiu muito desfavoravelmente na última década em Portugal, divergindo cada vez mais da média europeia”, já que 42,8% das empresas da Europa paga nos prazos acordados.

“As relações comerciais com outros países não parecem ter influência no comportamento de pagamentos das empresas portuguesas, que apresentam registos cada vez mais distantes dos seus principais parceiros de negócio”, aponta o estudo.