Sociedade

APPDA Leiria confirma caso de Covid-19 no lar residencial

30 mar 2020 16:52

Associação explica medidas adoptadas depois do teste efectuado no Centro Hospitalar de Leiria, com resultado positivo

appda-leiria-confirma-caso-de-covid-19-no-lar-residencial
Foi chamada uma equipa para fazer a desinfecção das instalações
DR

Em comunicado, a APPDA - Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Leiria adianta que recebeu das autoridades de saúde a confirmação de existência de um utente do lar residencial infectado pelo novo coronavírus.

De acordo com o texto assinado pelo presidente da direcção, Paulo Silva Santos, as leituras de temperatura – nos trabalhadores e utentes – tiveram início no dia 14 de Março, sendo que o utente infectado registou a primeira leitura com valor anormal dia 27 de Março. Após a saída do utente, no dia 28, foi chamada uma equipa para fazer a desinfecção das instalações do lar residencial, incluindo todos os quartos, áreas comuns, salas, gabinetes e espaços exteriores. Leia o comunicado da APPDA: 

"A APPDA- Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Leiria recebeu das autoridades de saúde a confirmação de existência de um utente infectado pelo Covid-19.

O caso foi detectado na sequência do registo anormal de temperatura num dos utentes que se encontrava no lar residencial.

As leituras de temperatura – nos trabalhadores e utentes – tiveram início no dia 14 de Março, sendo que o utente infectado registou a primeira leitura com valor anormal dia 27 de Março, tendo a partir daí sido seguido atentamente, registando-se um agravar de sintomas que levou ao estabelecimento de contacto para a linha Saúde 24 no dia seguinte.

O teste foi efetuado no Centro Hospitalar de Leiria tendo o resultado sido positivo.

Após a saída do utente, no dia 28, foi chamada uma equipa para fazer a desinfecção das instalações do lar residencial, incluindo todos os quartos, áreas comuns, salas, gabinetes e espaços exteriores.

Desde 13 de Março, a APPDA apenas tem em funcionamento o lar residencial, cuja capacidade foi reduzida para nove utentes decorrendo da própria natureza da contingência, tendo sido feito um reajuste das trabalhadoras, que foram divididas em duas equipas, funcionando de forma rotativa durante um período de cinco dias, após o qual era realizada a substituição pela segunda equipa.

Todas as trabalhadoras que estavam de serviço no lar residencial da APPDA-Leiria foram informadas, sendo-lhes indicado que colocassem todos os utentes em isolamento em quartos separados, com prestação dos cuidados de higiene e alimentação nos respetivos quartos e com todos os EPI’s de uso único.

A equipa que estava de serviço no momento da confirmação do teste positivo foi informada de que não poderia sair do lar residencial até indicação em contrário, tendo sido fornecidos colchões, roupa e alimentação para que pudessem pernoitar nas instalações e permanecessem durante o tempo necessário.

A equipa que estava de prevenção, em casa, foi instruída a fazer o isolamento, num quarto com casa de banho de utilização exclusiva, para evitar o contágio de possíveis co-habitantes.

Informamos ainda que hoje mesmo, dia 30 de Março, se dirigiram elementos do Centro Hospitalar de Leiria às instalações da APPDA para realização de 14 testes aos utentes e trabalhadores que se encontram em permanência no lar residencial.

A APPDA-Leiria é uma IPSS que conta com três respostas sociais: Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação para Pessoas com Deficiência (CAARPD), Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e Lar Residencial.

Todas as trabalhadoras tinham conhecimento das normas e do Plano de Contingência da APPDA-Leiria, sendo informadas de que apenas se poderiam deslocar entre os domicílios, local de trabalho ou serviços essenciais como farmácia, supermercado ou acompanhamento médico.

A direcção da APPDA-Leiria apela à tranquilidade dos familiares de utentes e trabalhadores, assegurando que tudo está a ser feito para garantir o melhor acompanhamento dos utentes e trabalhadores, um trabalho em articulação com as Autoridades de Saúde, Segurança Social e Município de Leiria".