Economia

Apreendidos 390 quilos de bivalves em Caldas da Rainha

30 abr 2021 16:28

Acção de fiscalização foi realizada ontem pela GNR

apreendidos-390-quilos-de-bivalves-em-caldas-da-rainha
Berbigão e amêijoa-macha
DR

Foram ontem apreendidos no concelho de Caldas da Rainha 390 quilos de bivalves, com um valor estimado de 1.240 euros.

A apreensão foi feita pela Unidade de Controlo Costeiro, através dos Destacamentos de Controlo Costeiro da Figueira da Foz e de Lisboa, e decorreu no âmbito de uma acção de fiscalização e vigilância do controlo da captura, detenção, transporte e comercialização ilegal de bivalves, informa a GNR em comunicado.

Os militares da Guarda detectaram três indivíduos que efectuavam o transporte de 380 quilos de berbigão (Cerastoderma edule) e de dez quilos de amêijoa-macha (Venerupis pullastra), que não dispunham de documentação que permitisse determinar a sua origem e rastreabilidade, constituindo um perigo para a saúde pública, pelo que os produtos foram apreendidos.

Desta acção resultou a identificação de três homens, com idades compreendidas entre os 40 e os 58 anos, tendo sido elaborados os respetivos autos de contra-ordenação, cujas coimas podem ascender aos 50 mil euros.

A GNR relembra que os recursos marítimos “devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais”.

Além disso, nota, “a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo”.

Assine Já Login

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.