Sociedade

Aprovadas cinco novas creches no concelho de Leiria

2 ago 2022 13:17

Instituições sociais garantem 1,8 milhões de euros do PRR para criar mais de 200 lugares. Município garante projecto-tipo e apoio na ordem de 600 mil euros.

aprovadas-cinco-novas-creches-no-concelho-de-leiria
Falta de vagas,levou a Câmara de Leiria a criar o programa Creche para Todos, que comparticipa a mensalidade
Ricardo Graça/Arquivo

O concelho de Leiria viu aprovadas cinco candidaturas apresentadas por outras tantas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) para a construção de creches que irão garantir mais de 200 lugares. No total, está assegurado um financiamento de 1,8 milhões de euros através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sendo que a câmara já assumiu um apoio que pode chegar aos 600 mil euros.

Em comunicado, a autarquia explica que o financiamento a 100% do PRR tem como "base a estimativa inicial dos projectos", valores que já estão desactualizados. "O Município de Leiria, consciente do esforço financeiro que as instituições irão ter para a realização destas obras, em virtude da escalada de preços, definiu critérios de apoio, através de deliberação de Câmara, de 22 de Fevereiro de 2022, o que poderá envolver um investimento municipal global na ordem dos 600 mil euros", avança a câmara, em comunicado.

Além desse montante, a autarquia irá também disponibilizar às instituições um projecto ‘creche-tipo’, uma medida que garante "redução dos custos" e "ganhos de tempo". Foi, aliás, com esse modelo que se candidataram a Academia Cultural e Social da Maceira, do Centro Social Paroquial Paulo VI e da Associação de Desenvolvimento e Bem-Estar Social da Freguesia da Barreira.

Além dessas três instituições, também viram aprovadas as suas candidaturas para creche a Fundação Santa Margarida do Arrabal e a Associação de Desenvolvimento Social da Loureira. Neste último caso, a valência será implementada na antiga escola da localidade, já desactivada e que foi cedida pelo município para esse fim.

Ana Valentim, vereadora do Desenvolvimento Social, considera que a criação destas creches assume "grande importância" no concelho, "onde se tem verificado um forte aumento de procura, resultante da atractividade de Leiria para jovens casais que escolheram este território para darem seguimento aos seus projectos de vida.

“O excelente nível de qualidade de vida e oferta de emprego são algumas das razões para esta crescente procura de Leiria, a que tentamos dar resposta com a criação de boas condições para as crianças, no sentido de fixarmos população e respondermos ao desafio demográfico que o nosso país enfrente”, acrescenta a vereadora, citada numa nota de imprensa.

De acordo com o Diagnóstico Social 2022-2025 do concelho de Leiria, no final de 2021 havia mais de 500 crianças em lista de espera (338 na rede solidária e 173 no privado). E o número só não é maior graças ao programa Creche para Todos, através do qual a câmara comparticipa a mensalidade e que abrange cerca de 150 crianças.