Economia

Aprovado projecto de 110 milhões de euros para transformar sector agroalimentar nacional

13 ago 2022 16:04

Envolvidas empresas do Bombarral e de Valado dos Frades

aprovado-projecto-de-110-milhoes-de-euros-para-transformar-sector-agroalimentar-nacional
.
Ricardo Graça/Arquivo

Impulsionar a transformação do sector alimentar português e aumentar a competitividade das empresas nacionais é o objectivo do recentemente aprovado VIIAFOOD, projecto no qual participam duas empresas do distrito de Leiria.

Aprovado no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), o projecto é desenvolvido em consórcio, composto por cerca de 50 entidades, entre laboratórios e associações do sector e empresas.

Entre elas contam-se a Alitec – Alimentos Tecnológicos, de Valado dos Frades, e a D’Avó Indústria de Produtos Alimentares, do Bombarral.

O consórcio é liderado pela MC Sonae e tem coordenação da PortugalFoods.

O VIIAFOOD promete desenvolver mais de 130 novos produtos, serviços e processos até 2025, em linha com as tendências nacionais e internacionais da alimentação saudável e da sustentabilidade, informa um comunicado da MC.

O VIIAFOOD representa um investimento global de cerca de 110 milhões de euros, sendo cerca de 50% financiado no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do PRR e os restantes 50% pelas empresas envolvidas.

“Através da investigação e desenvolvimento de novos produtos e da melhoria de processos produtivos por via de novas tecnologias, os desenvolvimentos obtidos contribuirão para a promoção de uma alimentação mais saudável e sustentável, em linha com tendências de nutrição e sustentabilidade globais, bem como para a capacitação deste sector da economia portuguesa, aumentando a sua competitividade internacional”, lê-se no comunicado.

Para Amândio Santos, empresário de Pombal que preside à PortugalFoods, “o Pacto de Inovação VIIAFOOD é, sem dúvida, o maior movimento do sector agroalimentar português”.

“Com um forte investimento das empresas, preconizando um sector mais competitivo, mais digitalizado e mais sustentável, esta iniciativa contribuirá para acelerar a recuperação e o aumento da resiliência da indústria nacional, objectivo central dos investimentos e dos apoios no âmbito do PRR”.

“Sendo o sector alimentar um pilar da economia nacional, pelo peso que tem em termos de volume de negócios e exportações, é também essencial na vida das famílias portuguesas, pretendendo-se ter o consumidor mais próximo, na validação das apostas da indústria, e dos desenvolvimentos previstos, com os parceiros das entidades do sistema científico e tecnológico nacional”, adianta.

“O nosso país tem recursos e condições únicas que não podemos desperdiçar. Com o VIIAFOOD queremos elevar o sector agroalimentar português a um nível superior, em que as nossas empresas estejam capacitadas para intervir nos mercados externos de forma competente e com argumentos de peso. Há áreas de negócio para explorar e oportunidades de melhoria na forma como produzimos e fazemos chegar os produtos aos clientes, que temos de agarrar. Este é um projecto para impulsionar a economia nacional” explica por sua vez José Fortunato, Administrador da MC Sonae.