Sociedade
Arcebispo de Luanda preside à peregrinação de Agosto em Fátima
Esta peregrinação reúne, tradicionalmente, migrantes de todas as partes do mundo.
Arcebispo de Luanda desde 2014, D. Filomeno do Nascimento Dias irá presidir à peregrinação internacional aniversária de Agosto, a realizar nos próximos dias 12 e 13, no Santuáriao de Fátima. Esta peregrinação está integrada na 51ª semana das Migrações, promovida pela Obra Católica Portuguesa para as Migrações.
A peregrinação de Agosto, que mobiliza sempre muitos emigrantes portugueses que se encontram de férias em Portugal, começa às 21:30 horas do dia 12, com a recitação do rosário, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a procissão das velas e a celebração da palavra, no Altar do Recinto.
No dia 13, as cerimónias começam às 7:00 horas, com a procissão eucarística no recinto de oração, seguindo-se depois o rosário na Capelinha, às 9:00 horas. As celebrações encerram com missa, que inclui bênção dos doentes e a procissão do adeus
Neste dia, como é tradição, haverá a habitual oferta de trigo, um ritual iniciado há 83 anos por um grupo de jovens da Juventude Agrária Católica de 17 paróquias da então Diocese de Leiria. Segundo dados do Santuário, em 2022, foram oferecidos 5.727 quilos de trigo, 3.377 litros de azeite e 344 quilos de farinha. Estes produtos são utilizados na confecção de hóstias.
No ano passado, consumiram-se no Santuário, aproximadamente, 11 mil hóstias médias, 27 hóstias grandes, cerca de 1.565 000 partículas e 420 partículas para celíacos. Foram celebradas 2545 missas do programa oficial.